Os alunos recém-admitidos na UFMT além de não saberem todas as possibilidades que a UFMT tem a oferecer, têm dificuldade de integração junto aos alunos veteranos e, ainda, estudam as disciplinas da mesma maneira que faziam quando no ensino médio. Esta realidade pode tornar-se entrave para obtenção do êxito na aprovação no primeiro semestre e continuação do curso por estes calouros. Ao mesmo tempo os alunos veteranos que aprenderam a viver a vida universitária não podem repassar suas experiências de vivência aos calouros, pois, estes não interagem ou não se aproximam. Buscando a possibilidade de compartilhar vivência e saberes universitários este projeto de extensão teve o propósito de diminuir a retenção, evasão e desligamento no primeiro semestre letivo do Curso de Zootecnia da UFMT, Campus de Cuiabá - MT, através das experiências e vivência de veteranos do curso, chamados “amigos”, que cuidaram dos calouros ajudando em sua ambientação na Universidade, inclusão e convívio com os veteranos. Participaram do projeto durante todo o ano de 2019 os calouros (90 pessoas) e 27 veteranos do Curso de Graduação em Zootecnia. O projeto foi desenvolvido baseado na metodologia de tutoria, onde, um pequeno grupo de calouros foi acompanhado por um veterano que assumiu o papel de mediação entre o calouro, o coordenador do projeto, professores e demais alunos do curso. Ao final do projeto os calouros e veteranos foram convidados a responderem um questionário online. As questões do questionário foram relacionadas ao Curso, às disciplinas, aos motivos que desestimulem os calouros a obter êxito no primeiro semestre do Curso e também ao projeto. Como resultado foi possível observar que após o início deste projeto os números de reprovação foram diminuídos, principalmente na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e na disciplina de Biologia Celular. Também foi observado que os calouros participaram de monitoria, se engajaram em estágios e outras atividades proporcionadas pela UFMT como resultado do estímulo pelos veteranos. Os calouros desistentes (03) relataram motivos pessoais e não referente ao Curso para desistência. A maioria dos calouros reclamou de monitores e professores quando o espaço foi aberto para reclamações nos questionários de avaliação do projeto. De modo geral, a reprovação nas disciplinas e a evasão do primeiro semestre do Curso diminuíram devido aos veteranos melhorarem o desempenho dos calouros no Curso de Zootecnia.