Projeto Cena Livre de Teatro: Dramaturgia, Corporeidades e Performances
1Maristela Carneiro,2Ana Carolina de Mello ,3Ellyda Reiche ,4Lucas Lemos 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4COMUNIDADE EXTERNA maristelacarneiro86@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho se propõe a apresentar as estratégias utilizadas pelo Projeto Cena Livre de Teatro: Dramaturgia, Corporeidades e Performances para a implementação das ações previstas para o ano de 2020 – oficinas de iniciação teatral, produção e mostra de cenas; diante das medidas de proteção necessárias em virtude da pandemia da COVID-19 e da suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso, em conformidade com as Resoluções do CONSEPE N.° 32 e N.° 33, que dispõem sobre o uso de TICs e o Calendário Acadêmico Suplementar. O Cena Livre de Teatro, em atuação desde 2016, fundado por Leosan Sampaio, do Coletivo H e, mais tarde, institucionalizado como ação extensionista na UFMT, inicialmente sob a coordenação da Profa. Ana Maria Marques (PPGH-UFMT) (2017-2019) e, atualmente, da Profa. Maristela Carneiro (ECCO-UFMT), busca oportunizar aos discentes da instituição e da comunidade externa o desenvolvimento de técnicas e habilidades teatrais vinculadas à atuação e à vivência de processos criativos. Ademais, por intermédio das produções teatrais, acreditamos que as comunidades internas e externas podem usufruir a ampliação e o incremento da cena dramatúrgica local. Utilizando-nos de tecnologias remotas, promovemos um plano pedagógico com oito módulos contento atividades de leitura coletiva, leitura individual, debates online fundamentados nas leituras e oficinas inspiradas no Teatro do Oprimido para os processos cênicos, coordenados pelos integrantes e diretores criativos Lucas Lemos e Ana Carolina de Mello, os quais fomentaram a realização do III Festival de Cenas Curtas (cujas primeiras edições foram presenciais em 2018 e 2019), nos dias 26 e 27 de agosto. Observamos que, mesmo diante de um cenário pandêmico e de aumento da vulnerabilidade e estratificação social, mobilizações artísticas e culturais são fundamentais como fatores de formação e vivência acadêmica, bem como potentes elos entre a esfera universitária e a sociedade.