“Voos
da Dra Ana Tsuru”: a extensão universitária com crianças nas redes sociais no
contexto da pandemia por COVID-19
1Daniela Barros da Silva Freire Andrade,2Daniela Barros da Silva Freire Andrade,3Lígia Maria Menezes Carneiro,4Beatriz Sant’ana da Silva,5Pamella de Almeida Fernandes 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA freire.d@terra.com.br
RESUMO
Este trabalho analisa as
ações de extensão “Conversa com a Dra. Ana Tsuru”, em atenção ao impacto da
pandemia por COVID-19, cujo objetivo é aproximar o discurso médico da lógica
infantil e potencializar o processo de significação da realidade via narrativas
assumidas como estratégias de enfrentamento psicológico a situações associadas
a crise e estranhamento social. A produção de conteúdo em redes sociais, como Instagram e YouTube busca constituir um ambiente de pensamento propício
para a reflexão sobre o estatuto social da criança como ator social ativo no
processo de significação da realidade. O projeto fundamenta-se na Teoria
Histórico-Cultural e na Teoria das Representações Sociais em diálogo com os
estudos sobre narrativas e analisa a seguinte questão: em que medida as narrativas,
difundidas no perfil da Dra Ana Tsuru, podem forjar um ambiente de pensamento
promotor de processos de significações de crianças? Foram analisados os
perfis de seguidores dos primeiros meses do projeto e as postagens Fala Crionça e O corona das crianças. Os dados foram analisados compreensivamente
e indicam que crianças conseguem desenvolver hipóteses
sobre a Covid-19 e a vida na pandemia, revelam-se preocupadas e comprometidas a
pensar estratégias de superação. Em que pese os limites de
acessibilidade ao ambiente virtual, o projeto pode ser caracterizado como um
ambiente formativo comprometido com a imagem da criança como produtora de
cultura e tem sido oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para adultos
interessados no diálogo intergeracional.