Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

“Voos da Dra Ana Tsuru”: a extensão universitária com crianças nas redes sociais no contexto da pandemia por COVID-19 

1Daniela Barros da Silva Freire Andrade,2Daniela Barros da Silva Freire Andrade,3Lígia Maria Menezes Carneiro,4Beatriz Sant’ana da Silva,5Pamella de Almeida Fernandes
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
freire.d@terra.com.br

RESUMO

Este trabalho analisa as ações de extensão “Conversa com a Dra. Ana Tsuru”, em atenção ao impacto da pandemia por COVID-19, cujo objetivo é aproximar o discurso médico da lógica infantil e potencializar o processo de significação da realidade via narrativas assumidas como estratégias de enfrentamento psicológico a situações associadas a crise e estranhamento social. A produção de conteúdo em redes sociais, como Instagram e YouTube busca constituir um ambiente de pensamento propício para a reflexão sobre o estatuto social da criança como ator social ativo no processo de significação da realidade. O projeto fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria das Representações Sociais em diálogo com os estudos sobre narrativas e analisa a seguinte questão: em que medida as narrativas, difundidas no perfil da Dra Ana Tsuru, podem forjar um ambiente de pensamento promotor de processos de significações de crianças? Foram analisados os perfis de seguidores dos primeiros meses do projeto e as postagens Fala Crionça e O corona das crianças. Os dados foram analisados compreensivamente e indicam que crianças conseguem desenvolver hipóteses sobre a Covid-19 e a vida na pandemia, revelam-se preocupadas e comprometidas a pensar estratégias de superação. Em que pese os limites de acessibilidade ao ambiente virtual, o projeto pode ser caracterizado como um ambiente formativo comprometido com a imagem da criança como produtora de cultura e tem sido oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para adultos interessados no diálogo intergeracional.

PALAVRAS-CHAVE

Crianças. Narrativas. Pandemia.