Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

SALA DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL

1Luanne Marcelle Vaz Figueiredo,2Linikhennia Silveira de Araújo Blank Cassol,3Lucas Silva Dias,4Patrícia Cristiane Gibbert,5Marina Nolli Bittencourt ,6Larissa de Almeida Rezio
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COMUNIDADE EXTERNA,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6COORDENADOR AUTOR
luannemarcelly@gmail.com

RESUMO

Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF), porta de entrada dos cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem a prevenção e promoção à saúde como principal estratégia de trabalho, em que a sala de espera é um espaço em potencial para essas práticas e um convite ao diálogo informal, tornando-se ambiente propício para melhoria de indicadores de saúde locais e espaço de promoção e cuidado à saúde mental. Ressignificar o ato de esperar como espaço de partilha e compartilhamento de angústias mostra o papel terapêutico e social da sala de espera. Objetivo: Relatar a experiência da sala de espera participativa em uma Unidade de Saúde da Família (USF) como ferramenta de promoção e cuidado à saúde mental. Metodologia: Relato de experiência de uma ação de saúde desenvolvida pelo PET-Saúde Interprofissionalidade/Saúde Mental, para promoção à saúde/saúde mental da comunidade da USF Dr Fábio I e II em Cuiabá – MT. Foi utilizado o recurso da roda de conversa, para possibilitar a fala e partilha de todos, em que o usuário participasse ativamente, ao abordarmos temas sobre autocuidado e acesso a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Resultados: Foi percebido o potencial da sala de espera na promoção e cuidado à saúde mental, por meio da proximidade com os usuários que frequentam a USF. Os participantes puderam aprender um pouco mais sobre como ter acesso a serviços de saúde da RAPS e sobre práticas de autocuidado. Além disso, os usuários realizaram questionamentos, permitindo a aproximação do saber popular e técnico/científico. Ademais, percebemos que problemas nas dimensões físicas e psicossociais puderam ser faladas e transmitidas em expressões faciais, isso permitiu a reflexão de novas possibilidades de intervenção de educação em saúde dos estudantes. Considerações finais: O estudo apontou o potencial da sala de espera como espaço para as práticas de promoção à saúde e cuidado à saúde mental, por meio da educação em saúde, que são de extrema importância para melhora dos indicadores de saúde e para a promoção de vínculo entre o ensino-serviço-comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Promoção de saúde. Sala de espera. Saúde mental.