SALA
DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL
1Luanne Marcelle Vaz Figueiredo,2Linikhennia Silveira de Araújo Blank Cassol,3Lucas Silva Dias,4Patrícia Cristiane Gibbert,5Marina Nolli Bittencourt ,6Larissa de Almeida Rezio 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COMUNIDADE EXTERNA,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6COORDENADOR AUTOR luannemarcelly@gmail.com
RESUMO
Introdução: A Estratégia de Saúde da Família
(ESF), porta de entrada dos cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem a
prevenção e promoção à saúde como principal estratégia de trabalho, em que a
sala de espera é um espaço em potencial para essas práticas e um convite ao
diálogo informal, tornando-se ambiente propício para melhoria de indicadores de
saúde locais e espaço de promoção e cuidado à saúde mental. Ressignificar o ato
de esperar como espaço de partilha e compartilhamento de angústias mostra o
papel terapêutico e social da sala de espera. Objetivo: Relatar a experiência da sala de espera participativa em
uma Unidade de Saúde da Família (USF) como ferramenta de promoção e cuidado à
saúde mental. Metodologia: Relato de
experiência de uma ação de saúde desenvolvida pelo PET-Saúde
Interprofissionalidade/Saúde Mental, para promoção à saúde/saúde mental da
comunidade da USF Dr Fábio I e II em Cuiabá – MT. Foi utilizado o recurso da
roda de conversa, para possibilitar a fala e partilha de todos, em que o
usuário participasse ativamente, ao abordarmos temas sobre autocuidado e acesso
a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Resultados:
Foi percebido o potencial da sala de espera na promoção e cuidado à saúde
mental, por meio da proximidade com os usuários que frequentam a USF. Os
participantes puderam aprender um pouco mais sobre como ter acesso a serviços
de saúde da RAPS e sobre práticas de autocuidado. Além disso, os usuários
realizaram questionamentos, permitindo a aproximação do saber popular e
técnico/científico. Ademais, percebemos que problemas nas dimensões físicas e
psicossociais puderam ser faladas e transmitidas em expressões faciais, isso
permitiu a reflexão de novas possibilidades de intervenção de educação em saúde
dos estudantes. Considerações finais:
O estudo apontou o potencial da sala de espera como espaço para as práticas de
promoção à saúde e cuidado à saúde mental, por meio da educação em saúde, que
são de extrema importância para melhora dos indicadores de saúde e para a
promoção de vínculo entre o ensino-serviço-comunidade.