Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

POCKET BOOK VIRTUAL: BRINCADEIRAS E JOGOS PEDAGÓGICOS FÁCEIS PARA REALIZAR COM AS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

1ROSE CLEIA RAMOS DA SILVA,2Carolina Cherubini Costa Freire,3Maria Gabriela Ferreira Pereira,4 Letícia Cristina da Silva França,5Jeferson dos Santos
1COORDENADOR,2OUTROS,3OUTROS,4OUTROS,5OUTROS
rosecleiarsufmt@gmail.com

RESUMO

A primeira edição do “Pocket Book Virtual: brincadeiras e jogos pedagógicos fáceis para realizar com as crianças em tempos de pandemia” é uma proposta de projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial - PET Educação. Tem por objetivo promover uma interatividade, tanto no ambiente familiar, quanto no plano pedagógico e emocional das crianças e de suas famílias, sobretudo, considerando as possibilidades de conscientização e enfrentamento à pandemia da COVID-19. O PET criou este material lúdico, com uma variedade de jogos pedagógicos visando a motivação das crianças e de seus familiares a realizarem brincadeiras e atividades escolares de forma interativa. A ideia de elaborar o Pocket Book surgiu a partir de uma Live realizada pelo próprio Grupo, na qual a professora palestrante fez interessantes indicações de sites com brincadeiras pedagógicas, entre eles um material pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para este momento de distanciamento social. O Pocket Book foi uma proposta acolhida pelo grupo e alguns membros propuseram a sua publicação no site da UFMT. A ideia inicial foi a de uma apresentação de um material que aproximasse a forma de um livro físico, na primeira edição foi utilizada a plataforma online FlippingBook que dispunha de uma ferramenta que o virar das páginas assemelha-se à forma física de um livro. Sem custo foi possível divulgar nesse site por trinta dias. Após esse tempo, o livreto foi transferido para outro endereço virtual. Nas reuniões a avaliação do projeto feita pelo Grupo PET, todos os membros gostaram e deram mais sugestões importantes. Além disso, para fins da avaliação foi disponibilizado um questionário online do Google e houve um conjunto de feedbacks importantes das pessoas, muitas sugeriram outras edições para este projeto. Assim, a avaliação do grupo e externa foi excelente!

PALAVRAS-CHAVE

Brincar. Interatividade. Pandemia.