CRIAÇÃO DE MANUAL PARA USO DE PLATAFORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DOS SITES DE UNIDADE DA UFMT
1João Vitor Fabris,2Renata Benedita Pedrosa Silva de Freitas 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR joaovitorfabris45@gmail.com
RESUMO
Introdução. Como meio de divulgação de atividades acadêmicas e oportunidades para a sociedade em geral, a Supervisão de Sistemas e Aplicações da Secomm (SSA-Secomm) com o auxílio do bolsista do projeto de extensão denominado “Traçando Teias”, disponibiliza sites base (sites da unidade) com uma plataforma para sua edição, além de serviços de atendimento, dando suporte às unidades administrativas e acadêmicas da universidade. O objetivo deste trabalho é demonstrar toda a trajetória, os desafios e a estruturação de um manual-tutorial desenvolvido no projeto de extensão, para auxiliar os administradores de conteúdos de cada site de unidade. Procedimentos metodológicos. No escopo textual do manual foi utilizada uma linguagem de texto descomplicada para que qualquer usuário, leigo ou não, possa entender e manusear a plataforma. Para melhor entendimento dos procedimentos de administração de site, foram inseridas imagens das telas (screenshots) em cada tópico, contendo um passo a passo visual criados com o auxílio do software gratuito chamado “Lighshot”, que possui funcionalidades de edições básicas nos prints em tempo real. Conforme o manual se encorpou, problemas e sugestões na plataforma foram evidenciados e encaminhados à equipe de desenvolvimento da plataforma. Por fim, revisões foram realizadas no manual final e encaminhadas para a diagramação. Resultados. Durante o processo de desenvolvimento do manual, problemas que levariam a dificuldades na administração de sites da unidade e também, problemas em funcionalidades foram resolvidos. Com um grande número de revisões no manual final, sua coerência foi consolidada e a parte literária e visual demonstrou fácil entendimento, proporcionando uma boa e leve experiência para o usuário final.