Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

Formação e conexão, novos sentidos no fazer saúde: Mini curso online para profissionais de uma Unidade de Saúde da Família, produzido por meio de trabalho colaborativo

1Lucas Silva Dias,2Thainara Cristina Amorim da Silva,3Francyele Marques Franco,4Larissa de Almeida Rezio,5Marina Nolli Bittencourt ,6Ana Carolina Volp
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3COMUNIDADE EXTERNA,4COORDENADOR AUTOR,5DOCENTE,6DOCENTE
lucassd.med@gmail.com

RESUMO

Introdução: O novo cenário brasileiro, resultante da pandemia da COVID-19, tem repercutido em reflexos importantes na vida dos sujeitos. Nesse contexto, discute-se o papel da Atenção Primária à Saúde, principalmente pela sua responsabilidade essencial do cuidado integral a população e da educação em saúde. Considerando que a pandemia potencialize o sofrimento de todos, é importante que orientações abrangentes, universais e interprofissionais sejam ofertadas como modo de formação dos profissionais. Objetivo: Avaliar o impacto do minicurso no compartilhamento de informações sobre a pandemia de COVID-19 e na proposição de estratégias de promoção da saúde mental dos profissionais da Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a produção de um minicurso intitulado “Formação e conexão: Novos Sentidos no Fazer Saúde”. O minicurso foi elaborado por membros do PET - Saúde/Saúde Mental e realizado por meio de vídeos disponibilizados para os profissionais da USF em uma plataforma de streaming. O curso iniciou em junho de 2020, sendo trabalhados temas como pandemia, transmissão e cuidados, isolamento social, políticas públicas, alimentação e cuidado à saúde mental. A comunicação e construção coletiva e interprofissional dos vídeos aconteceu por meio de documentos e reuniões em mídias digitais. Resultados: Os resultados partiram do compartilhamento de informações e da promoção da saúde mental dos profissionais. Eles demonstraram-se satisfeitos e interessados, especialmente nos capítulos relacionados a métodos de relaxamento. O processo de elaboração do curso também trouxe benefícios para o processo formativo dos membros do grupo, uma vez que os estudantes de cursos distintos conduziram a produção de forma colaborativa e articulada. Conclusão: Portanto, ocoreu o fortalecimento do eixo ensino-serviço-comunidade e o tripé ensino-pesquisa-extensão neste período de pandemia, mesmo tendo a compreensão da necessidade do distanciamento. Neste sentido, este minicurso foi pensado como medida para potencializar e criar vínculos com o serviço e a comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde mental. Pandemia. Interprofissionalidade