Formação e conexão, novos sentidos no fazer saúde: Mini curso online para profissionais de uma Unidade de Saúde da Família, produzido
por meio de trabalho colaborativo
1Lucas Silva Dias,2Thainara Cristina Amorim da Silva,3Francyele Marques Franco,4Larissa de Almeida Rezio,5Marina Nolli Bittencourt ,6Ana Carolina Volp 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3COMUNIDADE EXTERNA,4COORDENADOR AUTOR,5DOCENTE,6DOCENTE lucassd.med@gmail.com
RESUMO
Introdução: O novo cenário brasileiro, resultante da pandemia da COVID-19, tem repercutido em reflexos
importantes na vida dos sujeitos. Nesse
contexto, discute-se o papel da Atenção Primária à Saúde, principalmente pela
sua responsabilidade essencial do cuidado integral a população e da educação em
saúde. Considerando que a pandemia potencialize o sofrimento de todos, é importante
que orientações abrangentes, universais e interprofissionais sejam ofertadas
como modo de formação dos profissionais. Objetivo: Avaliar o
impacto do minicurso no compartilhamento de informações sobre a pandemia de
COVID-19 e na proposição de estratégias de promoção da saúde mental dos
profissionais da Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de um relato de
experiência sobre a produção de um minicurso intitulado “Formação e conexão:
Novos Sentidos no Fazer Saúde”. O minicurso foi elaborado por membros do
PET - Saúde/Saúde Mental e realizado por meio de vídeos disponibilizados para
os profissionais da USF em uma plataforma de streaming. O curso iniciou em
junho de 2020, sendo trabalhados temas como pandemia, transmissão e cuidados,
isolamento social, políticas públicas, alimentação e cuidado à saúde mental. A comunicação e construção coletiva e
interprofissional dos vídeos aconteceu por meio de documentos e reuniões em
mídias digitais. Resultados: Os resultados partiram do
compartilhamento de informações e da promoção da saúde mental dos
profissionais. Eles demonstraram-se satisfeitos e interessados, especialmente
nos capítulos relacionados a métodos de relaxamento. O processo de elaboração
do curso também trouxe benefícios para o processo formativo dos membros do
grupo, uma vez que os estudantes de cursos distintos conduziram a produção de
forma colaborativa e articulada. Conclusão: Portanto, ocoreu o
fortalecimento do eixo ensino-serviço-comunidade
e o tripé ensino-pesquisa-extensão neste
período de pandemia, mesmo tendo a compreensão da necessidade do
distanciamento. Neste sentido, este minicurso foi pensado como medida para
potencializar e criar vínculos com o serviço e a comunidade.