LUDOPED: O
BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO EM PEDIATRIA
1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Barbara Menino de Souza Araujo,3Yara Rocha Luz,4Tiago Rebouças Mazza,5Yasmin Aynohan Sacal ,6Iael Fellicia Passos Costa,7Leonardo Pedro dos Santos Alves,8Juliana Assunção da Silva,9Lidiane Cristina da Silva Alencastro ,10Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10COORDENADOR AUTOR geviferreira@gmail.com
RESUMO
A hospitalização
de crianças e adolescentes pode provocar variadas repercussões (emocionais,
sociais, etc.) neste grupo etário e em sua família. O medo dos procedimentos
invasivos e dolorosos são comumente relatados e percebidos na assistência
pediátrica. Assim, o projeto de extensão “Ludoped” da Faculdade de Enfermagem
da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Cuiabá, é desenvolvido remotamente
e busca o desenvolvimento de inovação do
cuidado em pediatria, especialmente do Brinquedo Terapêutico (BT) nos hospitais
públicos parceiros. Iniciado em maio de 2020, o projeto inclui a
participação de bolsistas e voluntários para suas ações. O objetivo deste trabalho é relatar
a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações de extensão desenvolvidas. As ações se dividem em 02 fases - Fase I - busca de evidências
científicas através de revisão de literatura; Fase II - criação de vídeos com
simulação realística de diversas modalidades do BT, sobre diversos
procedimentos de enfermagem utilizados na prática da enfermagem pediátrica.
Tais vídeos serão aplicados pela equipe de enfermagem nos setores de internação
em pediatria e serão avaliados quanto seu uso prático no cuidado. A proposta
pretende envolver e integrar acadêmicos de enfermagem, enfermeiros dos serviços
e membros do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente da FAEN/UFMT. Foi realizada
capacitação à equipe de extensão através do Curso de Revisão Integrativa, busca
por evidências científicas do benefício do BT no cuidado de enfermagem e um
Curso de BT foi realizado em setembro. Em seguida, serão produzidos testes
piloto para gravação e edição dos vídeos, com posterior aplicação nos setores
de pediatria através das enfermeiras plantonistas. Considera-se um desafio pensar em estratégias de extensão que alcance o público infantil
em fase de hospitalização devido a necessidade de distanciamento social, porém,
as tecnologias podem aproximar e tornar acessível o cuidado de enfermagem de
modo remoto.
PALAVRAS-CHAVE
Enfermagem Pediátrica. Brinquedo Terapêutico. Tecnologia do Cuidado.