Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

LUDOPED: O BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO EM PEDIATRIA

1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Barbara Menino de Souza Araujo,3Yara Rocha Luz,4Tiago Rebouças Mazza,5Yasmin Aynohan Sacal ,6Iael Fellicia Passos Costa,7Leonardo Pedro dos Santos Alves,8Juliana Assunção da Silva,9Lidiane Cristina da Silva Alencastro ,10Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10COORDENADOR AUTOR
geviferreira@gmail.com

RESUMO

A hospitalização de crianças e adolescentes pode provocar variadas repercussões (emocionais, sociais, etc.) neste grupo etário e em sua família. O medo dos procedimentos invasivos e dolorosos são comumente relatados e percebidos na assistência pediátrica. Assim, o projeto de extensão “Ludoped” da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Cuiabá, é desenvolvido remotamente e busca o desenvolvimento de inovação do cuidado em pediatria, especialmente do Brinquedo Terapêutico (BT) nos hospitais públicos parceiros. Iniciado em maio de 2020, o projeto inclui a participação de bolsistas e voluntários para suas ações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações de extensão desenvolvidas. As ações se dividem em 02 fases - Fase I - busca de evidências científicas através de revisão de literatura; Fase II - criação de vídeos com simulação realística de diversas modalidades do BT, sobre diversos procedimentos de enfermagem utilizados na prática da enfermagem pediátrica. Tais vídeos serão aplicados pela equipe de enfermagem nos setores de internação em pediatria e serão avaliados quanto seu uso prático no cuidado. A proposta pretende envolver e integrar acadêmicos de enfermagem, enfermeiros dos serviços e membros do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente da FAEN/UFMT. Foi realizada capacitação à equipe de extensão através do Curso de Revisão Integrativa, busca por evidências científicas do benefício do BT no cuidado de enfermagem e um Curso de BT foi realizado em setembro. Em seguida, serão produzidos testes piloto para gravação e edição dos vídeos, com posterior aplicação nos setores de pediatria através das enfermeiras plantonistas. Considera-se um desafio pensar em estratégias de extensão que alcance o público infantil em fase de hospitalização devido a necessidade de distanciamento social, porém, as tecnologias podem aproximar e tornar acessível o cuidado de enfermagem de modo remoto.

PALAVRAS-CHAVE

Enfermagem Pediátrica. Brinquedo Terapêutico. Tecnologia do Cuidado.