VIVÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO
SOBRE BRINQUEDO TERAPÊUTICO
1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Tiago Rebouças Mazza ,3Bárbara Menino de Souza Araújo,4Leonardo Pedro dos Santos Alves,5Yara Rocha Luz,6Yasmin Aynohan Sacal,7Iael Fellicia Passos Costa,8Juliana Assunção da Silva,9Lidiane Cristina da Silva Alencastro,10Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10COORDENADOR AUTOR geviferreira@gmail.com
RESUMO
Introdução.
O brincar é uma atividade própria da infância e ajuda a criança a lidar com
novas experiências e desafios. O brinquedo pode ser utilizado como uma
estratégia de cuidado em enfermagem. Apesar das evidências científicas para a
utilização de Brinquedo Terapêutico (BT) na assistência de enfermagem, ainda existe
uma dificuldade na aplicação desta tecnologia no cotidiano do cuidado, que pode
estar relacionada ao desconhecimento sobre as modalidades e o uso adequado do
BT. e quais suas modalidades. Assim, o
projeto de extensão “Ludoped”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade
Federal de Mato Grosso, Câmpus Cuiabá, se propôs desenvolver um curso de
capacitação on-line sobre BT na atenção hospitalar. Objetivo. Relatar a participação
de acadêmicos de enfermagem na organização de uma capacitação sobre BT. Procedimentos
metodológicos. Considerando o atual momento de pandemia, o curso de BT será
oferecido na modalidade a distância, tendo como público-alvo: acadêmicos de
enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O curso será realizado em setembro
e estruturado para realização em dois dias. No primeiro dia serão apresentadas
as diferenças entre ludoterapia e BT, as evidências científicas sobre o uso do
BT na atenção hospitalar, e as modalidades de BT. No segundo dia serão apresentados
vídeos de aplicação de BT e realizadas oficinas de simulação do BT on-line
(simultaneamente). Após a realização do curso, haverá uma avaliação para
verificar o conhecimento dos participantes. Resultados. Espera-se contribuir
com a formação de acadêmicos de enfermagem e com a prática da enfermagem
pediátrica no cuidado hospitalar, aperfeiçoando o conhecimento sobre
tecnologias inovadoras do cuidado. Considerações. O conhecimento e a
prática do BT permitem uma prática de enfermagem pediátrica baseada em
evidências mais atuais, humanizada, integral, acolhedora e menos traumatizante
para a criança.
PALAVRAS-CHAVE
Enfermagem Pediátrica. Brinquedo Terapêutico. Tecnologia do Cuidado.