Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

VIVÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE BRINQUEDO TERAPÊUTICO

1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Tiago Rebouças Mazza ,3Bárbara Menino de Souza Araújo,4Leonardo Pedro dos Santos Alves,5Yara Rocha Luz,6Yasmin Aynohan Sacal,7Iael Fellicia Passos Costa,8Juliana Assunção da Silva,9Lidiane Cristina da Silva Alencastro,10Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10COORDENADOR AUTOR
geviferreira@gmail.com

RESUMO

Introdução. O brincar é uma atividade própria da infância e ajuda a criança a lidar com novas experiências e desafios. O brinquedo pode ser utilizado como uma estratégia de cuidado em enfermagem. Apesar das evidências científicas para a utilização de Brinquedo Terapêutico (BT) na assistência de enfermagem, ainda existe uma dificuldade na aplicação desta tecnologia no cotidiano do cuidado, que pode estar relacionada ao desconhecimento sobre as modalidades e o uso adequado do BT. e quais suas modalidades. Assim, o projeto de extensão “Ludoped”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Cuiabá, se propôs desenvolver um curso de capacitação on-line sobre BT na atenção hospitalar. Objetivo. Relatar a participação de acadêmicos de enfermagem na organização de uma capacitação sobre BT. Procedimentos metodológicos. Considerando o atual momento de pandemia, o curso de BT será oferecido na modalidade a distância, tendo como público-alvo: acadêmicos de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O curso será realizado em setembro e estruturado para realização em dois dias. No primeiro dia serão apresentadas as diferenças entre ludoterapia e BT, as evidências científicas sobre o uso do BT na atenção hospitalar, e as modalidades de BT. No segundo dia serão apresentados vídeos de aplicação de BT e realizadas oficinas de simulação do BT on-line (simultaneamente). Após a realização do curso, haverá uma avaliação para verificar o conhecimento dos participantes. Resultados. Espera-se contribuir com a formação de acadêmicos de enfermagem e com a prática da enfermagem pediátrica no cuidado hospitalar, aperfeiçoando o conhecimento sobre tecnologias inovadoras do cuidado. Considerações. O conhecimento e a prática do BT permitem uma prática de enfermagem pediátrica baseada em evidências mais atuais, humanizada, integral, acolhedora e menos traumatizante para a criança.

PALAVRAS-CHAVE

Enfermagem Pediátrica. Brinquedo Terapêutico. Tecnologia do Cuidado.