Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

INICIANDO A VIDA ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Leonardo Pedro dos Santos Alves,3Tiago Rebouças Mazza ,4Juliana Assunção da Silva,5Iael Fellicia Passos Costa,6Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR
geviferreira@gmail.com

RESUMO

Introdução. O ingresso na universidade oferece aos estudantes possibilidades e experiências por meio do ensino, pesquisa e extensão, configurando-se em um tripé importante da educação. Através das ações de extensão pode-se articular o conhecimento científico com as demandas da comunidade, transformando a realidade das pessoas e dos serviços de saúde. O projeto LUDOPED, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, surgiu com a proposta de buscar evidências científicas para o uso de técnicas de terapia lúdica na enfermagem pediátrica e compartilhar esse conhecimento com os profissionais de saúde, implementando o Brinquedo Terapêutico (BT) no cuidado assistencial. Entretanto, devido a pandemia de Covid-19, o desenvolvimento das atividades acadêmicas passa por novos desafios e adaptações. Objetivo. Relatar a iniciação da vida acadêmica de alunos do primeiro semestre de enfermagem em atividades de extensão mediado por espaços virtuais para o desenvolvimento de tecnologias do cuidado em pediatria durante a pandemia. Metodologia. Foi realizado convite para um grupo de troca de mensagem de “calouros” para participação como voluntários de extensão. Dos que aceitaram, passaram a compor a equipe para a execução das ações nas seguintes etapas: revisão de literatura; cursos de capacitação à distância; produção de vídeos das modalidades de BT a serem aplicados nos serviços de saúde públicos; e avaliação dos resultados. Resultados. Com a participação dos calouros foi possível mostrar um dos pilares que sustenta a universidade – a pesquisa e entender a importância da extensão universitária mesmo no cenário de incertezas da pandemia atual. Além de ter o primeiro contato com o universo acadêmico, também se verificou uma das áreas importantes de atuação do enfermeiro. Considerações. Há possibilidades de fazer a diferença mesmo nesta complexa realidade. Nas ações de extensão universitária busca-se a promoção da formação técnico-científica e ao inserir precocemente os alunos nos cenários de prática/pesquisa corrobora-se para uma formação de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão universitária. Iniciação acadêmica. Formação em enfermagem.