INICIANDO A VIDA ACADÊMICA EM TEMPOS DE
PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Leonardo Pedro dos Santos Alves,3Tiago Rebouças Mazza ,4Juliana Assunção da Silva,5Iael Fellicia Passos Costa,6Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR geviferreira@gmail.com
RESUMO
Introdução. O
ingresso na universidade oferece aos estudantes possibilidades e experiências
por meio do ensino, pesquisa e extensão, configurando-se em um tripé importante
da educação. Através das ações de extensão pode-se articular o conhecimento
científico com as demandas da comunidade, transformando a realidade das pessoas
e dos serviços de saúde. O projeto LUDOPED, da Faculdade de Enfermagem da
Universidade Federal de Mato Grosso, surgiu com a proposta de buscar evidências
científicas para o uso de técnicas de terapia lúdica na enfermagem pediátrica e
compartilhar esse conhecimento com os profissionais de saúde, implementando o
Brinquedo Terapêutico (BT) no cuidado assistencial. Entretanto, devido a
pandemia de Covid-19, o desenvolvimento das atividades acadêmicas passa por
novos desafios e adaptações. Objetivo. Relatar a iniciação da vida
acadêmica de alunos do primeiro semestre de enfermagem em atividades de
extensão mediado por espaços virtuais para o desenvolvimento de tecnologias do
cuidado em pediatria durante a pandemia. Metodologia. Foi realizado
convite para um grupo de troca de mensagem de “calouros” para participação como
voluntários de extensão. Dos que aceitaram, passaram a compor a equipe para a
execução das ações nas seguintes etapas: revisão de literatura; cursos de
capacitação à distância; produção de vídeos das modalidades de BT a serem
aplicados nos serviços de saúde públicos; e avaliação dos resultados. Resultados.
Com a participação dos calouros foi possível mostrar um dos pilares que
sustenta a universidade – a pesquisa e entender a importância da extensão
universitária mesmo no cenário de incertezas da pandemia atual. Além de ter o
primeiro contato com o universo acadêmico, também se verificou uma das áreas importantes
de atuação do enfermeiro. Considerações. Há possibilidades de
fazer a diferença mesmo nesta complexa realidade. Nas ações de extensão universitária
busca-se a promoção da formação técnico-científica e ao inserir precocemente os
alunos nos cenários de prática/pesquisa corrobora-se para uma formação de
qualidade.
PALAVRAS-CHAVE
Extensão universitária. Iniciação acadêmica. Formação em enfermagem.