Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

LUDOCOVID: LUDICIDADE E SAÚDE ATRAVÉS DA REDE SOCIAL

1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Evelin Graciela da Cruz e Silva,3Leonardo Pedro dos Santos Alves,4Débora Alves do Nascimento,5Barbara Menino de Souza Araújo,6Closeny Maria Soares Modesto,7Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6DOCENTE,7COORDENADOR AUTOR
geviferreira@gmail.com

RESUMO

No contexto da pandemia do COVID-19 são essenciais as ações de controle e prevenção desse agravo, especialmente voltando-se à educação em saúde de crianças, adolescentes e famílias. O subprojeto “Ludocovid” tem como objetivo realizar educação em saúde sobre o tema COVID-19 para crianças e adolescentes de forma lúdica. O objetivo deste estudo é relatar a experiência das ações de extensão desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem no projeto “Cuidado e Prevenção: ações educativas no combate ao COVID19”, vinculado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso. O planejamento e a execução das ações de extensão ocorrem através de espaços virtuais (aplicativos de trocas de mensagens, redes sociais, internet) e equipamentos eletrônicos (celular e computador), mantendo as recomendações de distanciamento social. As informações produzidas são divulgadas na página do aplicativo social Instagram - @ludocovid19e, até o momento, possui 93 seguidores, já realizou 26 publicações, com conteúdos relacionados ao COVID-19. Foi criada recentemente uma página do Facebook para maior alcance dos conteúdos e engajamento. Existem várias estratégias de ação: produção de vídeos animados, posts informativos, dicas de atividades para a família desenvolver com as crianças na quarentena, cuidado com a alimentação, importância da leitura e vacinação, entre outros relacionados à pandemia, sempre baseadas em evidências científicas atualizadas. Foi verificado o crescimento das visualizações dos seguidores que foram alcançados com o desenvolvimento das ações, isto é, com a movimentação das redes sociais quanto maior o número de seguidores, maior a capacidade de alcance e engajamento digital, o que revela a propagação digital do conteúdo produzido. Considera-se desafiador realizar educação em saúde através das redes sociais pois é necessário reinventar os meios de alcance e comunicação para promover o bem-estar e a saúde, principalmente das crianças. Além disso, as ações aproximam os acadêmicos da comunidade, contribuído para a sua formação em saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Ludicidade. Comunicação em Saúde. COVID-19.