A integração ensino-serviço-comunidade na atuação em Saúde: a experiência do Grupo Tutorial de Saúde das Mulheres e população LGBT do PET Saúde
1Bruna Andrade Irineu,2Gislayne Cristina Figueiredo,3Pablo Cardozo Rocon,4YAN CARLOS NOGUEIRA,5FERNANDA APARECIDA PIOVESAN,6CAROLINA FERREIRA PETERLE,7BRUNA NATALIA SOUZA SENA,8ISABELA FERNANDES FREIRE DA SILVA,9Vera Lúcia Rodrigues 1COORDENADOR,2COORDENADOR,3DOCENTE,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8BOLSISTA DE EXTENSÃO,9BOLSISTA DE EXTENSÃO brunairineu@gmail.com
RESUMO
Este relato de experiência pretende discutir a integração ensino-serviço-comunidade a partir da experiência de um grupo tutorial do PET Saúde. A demanda no trabalho em saúde transcende os fazeres de cada profissão e projeta a valorização da equipe, na qual o profissional mantém sua especificidade, mas valoriza o trabalho cooperativo nas ações direcionadas à população. Nesse cenário, entende-se como educação interprofissional o processo de aprendizagem que assegura experiências da realidade profissional de cunho interdisciplinar, visando preparar o futuro profissional para atender as demandas multifacetadas da comunidade e dos indivíduos. O PET Saúde/Interprofissionalidade se apresenta com objetivo de fortalecer a Educação Interprofissional nos cursos da área da saúde, bem como qualificar os processos de integração ensino-serviço-comunidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência de estudar de forma interprofissional tem ressignificado tanto o processo de formação quanto a atuação frente ao SUS desses profissionais. O subgrupo do PET Mulheres/LGBT trouxe para a realidade da formação acadêmica discussões sobre gênero, sexualidade, protagonismo de minorias e questionamentos sobre o papel de cada área da saúde para com a garantia dos direitos da mulher e população LGBT. A metodologia utilizada foi embasada no desenvolvimento de uma pesquisa documental e bibliográfica, na realização de visitas à unidade de saúde e de reuniões com todos os trabalhadores do serviço, visando realizar o levantamento das necessidades a fim de subsidiar a construção de um projeto de intervenção. Assim, de forma coletiva e participativa, foi formatado um curso sobre a questão de gênero (mulheres e LGBT), visando fortalecer a atuação interprofissional e em rede na atenção a esses públicos. Assinala-se que em virtude da emergência sanitária vivida no país, o curso ainda não foi efetivado, mas planeja-se implementá-lo tão logo as condições permitam. Por fim, frisamos que a experiência proporcionada pelo PET Saúde/Interprofissionalidade tem estimulado a prática de uma aprendizagem colaborativa, possibilitando superar barreiras organizacionais e culturais, além de nos permitir questionar estereótipos profissionais.