1Karoline Amaral Cedro Gomes de Souza,2Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR karolineamaral72@hotmail.com
RESUMO
Introdução: A partir do dia 03 de agosto de 2020 está sendo comercializada no mercado brasileiro a nova gasolina, onde os padrões de qualidade são iguais ao combustível comercializado nos EUA e na Europa. A mudança se deve à Resolução nº 807/2020, publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em janeiro (ANP). A nova gasolina apresenta mudanças que impactariam de várias formas os condutores e também o meio ambiente. Ela possui um desempenho maior para os veículos e também reduzirá os gases poluentes emitidos além da fiscalização em relação as adulterações pois as mesmas serão mais fáceis de identificar. Objetivo: A partir destas novas mudanças com a disponibilidade da nova gasolina no mercado o projeto de extensão “Mecânica Básica para Mulheres”, realizou uma pesquisa investigativa sobre a postura do público feminino e masculino, em relação aos novos benefícios da gasolina, mesmo sabendo que o preço por litro será maior do que o praticado hoje no mercado. Procedimentos Metodológicos. Para a pesquisa investigativa foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que trataram de diversas temáticas sobre a nova gasolina. O questionário elaborado foi disponibilizado entre o período de 28 de julho a 21 de agosto de 2020, pela plataforma Google Forms, sendo a divulgação realizada pelas mídias sociais do projeto no Facebook, Instagram e WhatsApp. Resultados: No total foram obtidas 73 respostas válidas computáveis, excetuando respostas incompletas ou incompatíveis com o abordado pelo questionário. Das 73 pessoas que responderam 63% foram do gênero feminino, 35,6% do gênero masculino e 1,4% não quiseram se manifestar. O destaque foi para o público feminino em que 84,78% disseram que não conhece os benefícios da nova gasolina, porém 84,8% abasteceriam com a mesma por causar menos danos e impactos ambientais ao Planeta Terra. Considerações finais: A pesquisa investigativa obteve sucesso, e o resultado que mais se destacou entre as mulheres é que a maior parte delas abasteceriam com a nova gasolina mesmo fosse mais caro por ter menor impacto ao meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE
Combustível, Meio ambiente, Mecânica para mulheres.