Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

ESTUDAR, COMPARTILHAR E ENSINAR IMUNOLOGIA

1Ziliani da Silva Buss,2Caio Victor Nunes,3Christopher Alecsander Herane Rohden,4Leticya Lerner Lopes,5Lucas de Paula Guedes,6Lucas Machado Vieira,7Mariana Oshiro Marques,8Gabrielle da Silva Pinto,9Janeisa Soares,10Maria Julia Medeiros Metello,11Vitória Maria Canton Seben,12Yasser Mathews Nadaf Canno,13Hingrid Cristine Arruda de Oliveira
1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,10ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,11ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,12ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,13ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
ziliani@gmail.com

RESUMO

O interesse em nosso sistema imune perpassa qualquer área de interesse ou formação. A dinâmica nos temas referentes à imunologia faz com que a atualização neste contexto seja uma tarefa desafiadora e constante. Neste intuito, o “Curso de Educação Continuada e Atualização em Imunologia” foi um projeto em parceria entre instituições de ensino pública (UFMT) e privadas (UNIVAG e UNIC), que visou promover o encontro de pesquisadores, docentes, pós graduandos e acadêmicos de diversas áreas a fim de discutir imunologia e os avanços científicos deste campo. As metas foram ampliar os conhecimentos no assunto, promover a interação com as áreas afins, e trocar experiências didáticas no ensino desta temática. O curso já ocorreu em duas edições, em 2018 e 2019, e contou com palestras, mesas redondas, workshop e apresentação oral de trabalhos científicos. As inscrições foram gratuitas e vinculadas à doação de 1 kg de alimentos não perecível. As ações deste projeto incluíram um público de pelo menos 100 participantes por edição, além dos renomados pesquisadores do Brasil, e de uma comissão organizadora composta prioritariamente por acadêmicos bolsistas do PET Medicina e das instituições parceiras. Estes puderam experienciar todas as etapas da organização do evento, assim como o público todo presente formado por estudantes e profissionais da área da saúde ampliaram seus conhecimentos e interagiram com pesquisadores para possíveis colaborações em projetos em prol da ciência. Destaca-se ainda que os workshop trouxeram trocas de experiências didáticas no ensino de imunologia por meio de estratégias como jogos interativos. O evento também cumpriu seu papel social com a doação dos alimentos arrecadados com as inscrições para instituições de caridade de Cuiabá. Este projeto alcançou suas metas, uma vez que proporcionou aos participantes informações científicas de extrema qualidade e fomentou a interação em possíveis projetos de pesquisa. O evento já se consolidou como um projeto interinstitucional de sucesso, e uma terceira edição desta vez online já está em fase de estruturação.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino. Imunologia. Saúde.