Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

TECNOPED: INOVAÇÃO NO CUIDADO EM PEDIATRIA

1Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz,2Juliana Assunção da Silva ,3Nilda Milani Pavão ,4Evelin Graciela da Cruz e Silva ,5Débora Alves do Nascimento,6Leni Camilo Barbosa,7Andressa Fernanda Matias Oliveira Bello ,8Dayenne dos Santos Cáceres ,9Thayná Correa de Moraes,10Maria do Socorro Ferreira Paulino,11Closeny Maria Soares Modesto ,12Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,10VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,11DOCENTE,12COORDENADOR AUTOR
geviferreira@gmail.com

RESUMO

A leitura e a contação de histórias são potentes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento infanto-juvenil. O projeto de extensão Tecnoped da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, édesenvolvido à distância e busca a inovação de tecnologia do cuidado em pediatria. Iniciou em maio de 2020, a partir da experiência de dois anos (2018-2019) do Projeto "Contos que eu conto", desenvolvido em alas pediátricas de hospitais públicos de Cuiabá. Os ex-voluntários trouxeram a necessidade de adaptação das histórias infantis contadas em ambiente hospitalar, demonstrando a importância de considerar este contexto específico,possibilitando a manutenção do elo de ligação da criança com a sua ambiência familiar, assim como diminuindo os impactos do adoecimento e dos seus custos emocionais, afetivos e psicológicos. O objetivo deste estudo é relatar a experiência dos acadêmicos em ações de extensão. Foram pensadas as seguintes estratégias: construção de coletânea de contos infantis adaptados às crianças e adolescentes hospitalizados pelos acadêmicos; e organização de coletânea de histórias escritas por crianças/adolescentes hospitalizados, escrito em anos anteriores. As reuniões são semanais (aplicativos de mensagens e salas virtuais, divisão de tarefas (criação, adaptação, revisão, ilustração e animação). Existem 05 histórias infantis em diversas fases de construção (01 vídeo-book animado; 01 e-book ilustrado; e 03 autorias inéditas) e a coletânea de histórias infantis escritas pelas crianças/adolescentes em fase de ilustração. O vídeo-book foi enviado às enfermeiras dos serviços para ser divulgado junto as crianças/adolescentes hospitalizados. Considera-se desafiador reinventar a extensão em tempos de pandemia, pois foi possível, mesmo remotamente, implementar ações que articulem academia/comunidade com produtos inclusivos de ampla divulgação e interação social, superando desafios na resiliência da ensinagem, e possibilitando um contexto de metacognição essencial mediada por tecnologias remotas e mudança da práxis.

PALAVRAS-CHAVE

Enfermagem Pediátrica. Leitura. Tecnologia do Cuidado.