SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
REDES SOCIAIS E O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA EM MATO GROSSO
1Cristóvão Domingos Almeida,2Isadora Dias ,3Luan José Vaz Chagas,4Cristóvão Domingos Almeida,5Oscar Zalla Sampaio Neto,6Benedito Dielcio Moreira 1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4ORIENTADOR,5COORDENADOR,6DOCENTE cristovaoalmeida@gmail.com
RESUMO
Sabe-se
que as redes sociais digitais, provocaram, nos últimos anos, forte revolução
nas áreas do comércio, lazer, educação e também na dimensão sociocultural,
alterando, principalmente, a forma como a informação é gerada, tratada e
difundida. Atentos a essa realidade, o projeto de extensão Rede de Cooperação
Solidária de Mato Grosso (Recoopsol) mantém os canais do Youtube, Facebook e
Instagram para tornar visíveis as ações dos empreendimentos de economia
solidária no estado de Mato Grosso e, neste artigo, verificamos se o uso das
redes sociais digitais serve de espaço de mobilização, interação e participação cidadã. A pesquisa é de
cunho qualitativo, sendo que as publicações, de maior interação, foram
capturadas através da ferramenta Lighshot e analisadas de modo temático e
descritivo. As publicações escolhidas foram àquelas
com teor informativo, de caráter solidário, valorizando o processo de
conscientização e de mobilização social, para mostrar aos interlocutores, as
estratégias de participação cidadã num ambiente de redes sociais, em momento de
crise humanitária, isto é, de que forma as lutas cotidianas dos empreendedores
sociais conseguiram se unir, cooperar e atingir o público que consome produtos
e serviços da economia solidária. As publicações são resultados de ações
concretas, citamos como exemplo, a publicação sobre as Associações, da região
Sul do estado, que se uniram para realizar as doações de alimentos durante a
pandemia, garantindo alimento saudável, socialização das informações e
possibilidade de novos apoiadores à causa da economia solidária no estado de
Mato Grosso. Consideramos que as redes sociais fomentam novas oportunidades de
participação e oferecem à sociedade civil organizada plataformas que contribuem
para fortalecer o trabalho, a produção e o consumo consciente.
PALAVRAS-CHAVE
Redes sociais digitais. Economia Solidária. Mobilização social.