Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

ALCANCE DE CONTEÚDOS DO PROJETO EDUCAÇÃO, GEOCIÊNCIAS E MINERAÇÃO EM REDE SOCIAL

1Kallytha Lana de Oliveira,2Flávia Regina Pereira Santos de Siqueira,3Ellis Karinny Furlan,4ANNA MARIA MOURA,5Ana Beatriz Torres e Souza,6Caiubi Emanuel Souza Kuhn
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6DOCENTE
kallytha123@hotmail.com

RESUMO

Introdução. A criação de conteúdo educacional nas redes sociais tem sido uma das apostas de professores e alunos dos projetos de extensão das Universidades neste ano de 2020. Por meio de ações online é possível contribuir com à aprendizagem dos discentes e fazer com que assuntos acadêmicos façam parte do cotidiano, além de facilitar a colaboração e conexão com estudantes. Desse modo, o projeto Educação, Geociências e Mineração reorganizou suas redes sociais e teve como principal objetivo, fortalecer os instrumentos de comunicação virtual para aproximar a comunidade externa e acadêmica de assuntos relacionados a geociências e mineração. Os procedimentos metodológicos constaram da elaboração de quadros semanais como alternativa para as ações de extensão que foram propostas no projeto protocolado para o ano de 2020. E para avaliar a evolução do trabalho foram utilizadas as ferramentas do Instagram em que se visualiza o alcance das publicações. Resultados. Foram criadas postagens com imagens e textos relativos à estes assuntos para publicação na rede social Instagram. A temática “Bens Minerais e Sociedade” foi utilizada como uma séria de postagens sobre assuntos desde a evolução do planeta, geologia, origem da vida e inovações tecnológicas na mineração. Foram coletados dados sobre a quantidade de pessoas que visualizaram as postagens e visitaram o perfil indicaram que do dia 5 de junho até o dia 19 de agosto o alcance das publicações foi de 4115 contas e as 165 pessoas visitaram o perfil. Atualmente 240 pessoas seguem o perfil do projeto de extensão. A partir dos dados coletados na rede social do projeto pode ser observada a importância das redes para levar até os usuários conteúdos de cunho educacional da área de geociências e mineração. Considera-se que a atuação online do projeto de extensão, embora em estágio inicial, tem mostrado ser efetiva e que possui audiência com o público interessado em conteúdos de geociências e mineração.

PALAVRAS-CHAVE

Comunicação. Geoeducação. Geografia.