ALCANCE DE CONTEÚDOS DO PROJETO EDUCAÇÃO, GEOCIÊNCIAS E MINERAÇÃO EM REDE SOCIAL
1Kallytha Lana de Oliveira,2Flávia Regina Pereira Santos de Siqueira,3Ellis Karinny Furlan,4ANNA MARIA MOURA,5Ana Beatriz Torres e Souza,6Caiubi Emanuel Souza Kuhn 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6DOCENTE kallytha123@hotmail.com
RESUMO
Introdução. A criação de conteúdo educacional nas redes
sociais tem sido uma das apostas de professores e alunos dos projetos de
extensão das Universidades neste ano de 2020. Por meio de ações online é
possível contribuir com à aprendizagem dos discentes e fazer com que assuntos
acadêmicos façam parte do cotidiano, além de facilitar a colaboração e conexão
com estudantes. Desse modo, o projeto Educação, Geociências e Mineração
reorganizou suas redes sociais e teve como principal objetivo,
fortalecer os instrumentos de comunicação virtual para aproximar a comunidade
externa e acadêmica de assuntos relacionados a geociências e mineração. Os procedimentos metodológicos constaram da elaboração
de quadros semanais como alternativa para as ações de extensão que foram
propostas no projeto protocolado para o ano de 2020. E para avaliar a evolução
do trabalho foram utilizadas as ferramentas do Instagram em que se visualiza o
alcance das publicações. Resultados. Foram criadas postagens com imagens
e textos relativos à estes assuntos para publicação na rede social Instagram. A
temática “Bens Minerais e Sociedade” foi utilizada como uma séria de postagens
sobre assuntos desde a evolução do planeta, geologia, origem da vida e
inovações tecnológicas na mineração. Foram coletados dados sobre a
quantidade de pessoas que visualizaram as postagens e visitaram o perfil indicaram
que do dia 5 de junho até o dia 19 de agosto o alcance das publicações foi de
4115 contas e as 165 pessoas visitaram o perfil. Atualmente 240 pessoas seguem
o perfil do projeto de extensão. A partir dos dados coletados na rede social do
projeto pode ser observada a importância das redes para levar até os usuários
conteúdos de cunho educacional da área de geociências e mineração. Considera-se que a atuação online do projeto de
extensão, embora em estágio inicial, tem mostrado ser efetiva
e que possui audiência com o público interessado em conteúdos de geociências e
mineração.