A ADAPTAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO PRÓ-ENEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID – 19.
1Walysson Jhoyne Augusto da Silva,2Wender Jorge Luciano da Silva,3Lais Aparecida Alves Ferreira,4Elvis Lira da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2OUTROS,3OUTROS,4COORDENADOR walysson@fisica.ufmt.br
RESUMO
Dando início em 2016, O projeto “Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM” estabelece uma relação de compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos dos mais diversos cursos e os alunos da rede pública de ensino. Ao mesmo passo que estes acadêmicos preparam os alunos atendidos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aprendem e exercitam o papel da docência. O PRÓ-ENEM realizou nos anos anteriores aulas semanais (aos sábados das 08h às 18h), nas dependências da UFMT, com aulas expositivas e práticas voltadas ao preparo para o ENEM. Entretanto, com a adoção das medidas de isolamento social para combater a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), houve uma adaptação da forma de ensino, adotando uma modalidade de ensino no qual o aluno não se encontra fisicamente em uma sala. As aulas são ministradas via plataforma do Google (Google Meet) e são assistidas remotamente. O aluno assiste às aulas pela internet podendo utilizar computador e/ou celular, ou seja, sem interação presencial entre aluno e professor. Além disso, através do ambiente virtual, é possível realizar atividades, listas e sanar as possíveis dúvidas. Antes das aulas remotas iniciarem, elaboramos um cronograma anual de aulas dividindo a carga horária entre as áreas presentes no ENEM e o estudante responsável por cada uma das equipes fez o planejamento da disciplina em termos dos conteúdos a serem trabalhados. Nos 4 anos de PRÓ-ENEM algumas dezenas de estudantes ingressaram em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, em cursos como Física, Jornalismo, Engenharias, Letras, Direito, Medicina. Em 2019, o cursinho contou com a colaboração de 104 acadêmicos e membros externos, das mais diversas áreas, e 75 alunos ingressaram, em 2020, em diferentes cursos de universidades federais brasileiras. Desta forma, o cursinho PRÓ-ENEM tem contribuído para formação de licenciados e, principalmente, auxiliando no ingresso de alunos da rede pública de ensino em universidades federais brasileiras.