Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

CINE DEBATE: DIÁLOGOS SOBRE RELAÇÕES RACIAIS COM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

1Lupita Amorim,2SERGIO PEREIRA DOS SANTOS
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR
lupitaamorimcoulee@gmail.com

RESUMO

O resumo aborda as ações realizadas do Projeto de Extensão “Ciclo de Cinema - em cena: Relações Raciais e Desigualdades Sociais” que integra o Programa de Extensão “Ação Afirmativa no Ensino Superior: Articulações de Vivências e Saberes na UFMT”, sob coordenação da Profa. Dra. Candida Soares da Costa em 2019, que se desenvolve no âmbito do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE), com apoio do Edital n. 002/2019 - Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas PBEXT/AF/2019. O Ciclo de Cinema teve enquanto objetivo realizar ações que, a partir de filmes documentários, pudesse ser feita uma reflexão pela sociedade acerca das relações raciais e dos impactos causados pelo racismo tendo enquanto público alvo discentes de graduação, pós-graduação, movimentos sociais e estudantes de escolas públicas. A metodologia das ações realizadas contou com a apresentação do Programa de Extensão e mediadores, exibição de filmes-documentários temáticos sobre relações étnico-raciais, debate a partir da fala dos mediadores e da temática do que foi assistido e finalizando com a avaliação da atividade pelas pessoas participantes da ação. Dentre as três ações realizadas deste Projeto, falaremos apenas das ações de “Saúde da População Negra no Brasil” e da “População Negra no Brasil”, na qual ambas foram realizadas com estudantes da rede pública de ensino nas escolas estaduais “Porfiria Paula de Campos” e “Jaime Veríssimo de Campos Junior”, localizadas no município de Várzea Grande-MT. Nas duas atividades conseguimos executar os objetivos e foi possível ter um diálogo com os estudantes e as professoras que estavam presentes durante a ação. No momento do diálogo a partir da exibição e dos debates dos filmes foi possível ver o envolvimento de todas e todos que estavam ali. O objetivo central foi alcançado uma vez que tivemos como resultado o diálogo com os estudantes sobre a temática e com aquelas e aqueles que são brancos e negros, compreendendo que a questão racial no Brasil, por ser uma problemática nacional, deve ser dialogada pela totalidade da nação.

PALAVRAS-CHAVE

Relações Raciais. Cine Debate. Escola Pública.