CINE DEBATE: DIÁLOGOS SOBRE RELAÇÕES
RACIAIS COM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
1Lupita Amorim,2SERGIO PEREIRA DOS SANTOS 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR lupitaamorimcoulee@gmail.com
RESUMO
O resumo aborda as
ações realizadas do Projeto de Extensão “Ciclo de Cinema - em cena: Relações
Raciais e Desigualdades Sociais” que integra o Programa de Extensão “Ação
Afirmativa no Ensino Superior: Articulações de Vivências e Saberes na UFMT”,
sob coordenação da Profa. Dra. Candida Soares da Costa em 2019, que se
desenvolve no âmbito do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Relações Raciais e
Educação (NEPRE), com apoio do Edital n. 002/2019 - Programa de Bolsas Extensão
para Ações Afirmativas PBEXT/AF/2019. O Ciclo de Cinema teve enquanto objetivo
realizar ações que, a partir de filmes documentários, pudesse ser feita uma
reflexão pela sociedade acerca das relações raciais e dos impactos causados
pelo racismo tendo enquanto público alvo discentes de graduação, pós-graduação,
movimentos sociais e estudantes de escolas públicas. A metodologia das ações
realizadas contou com a apresentação do Programa de Extensão e mediadores,
exibição de filmes-documentários temáticos sobre relações étnico-raciais,
debate a partir da fala dos mediadores e da temática do que foi assistido e
finalizando com a avaliação da atividade pelas pessoas participantes da ação.
Dentre as três ações realizadas deste Projeto, falaremos apenas das ações de
“Saúde da População Negra no Brasil” e da “População Negra no Brasil”, na qual
ambas foram realizadas com estudantes da rede pública de ensino nas escolas
estaduais “Porfiria Paula de Campos” e “Jaime Veríssimo de Campos Junior”,
localizadas no município de Várzea Grande-MT. Nas duas atividades conseguimos
executar os objetivos e foi possível ter um diálogo com os estudantes e as
professoras que estavam presentes durante a ação. No momento do diálogo a
partir da exibição e dos debates dos filmes foi possível ver o envolvimento de
todas e todos que estavam ali. O objetivo central foi alcançado uma vez que
tivemos como resultado o diálogo com os estudantes sobre a temática e com
aquelas e aqueles que são brancos e negros, compreendendo que a questão racial
no Brasil, por ser uma problemática nacional, deve ser dialogada pela
totalidade da nação.