Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

O ensino do violão em meio à pandemia

1Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,2Gustavo Tartarini Herero,3Teresinha Rodrigues Prada Soares
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR
violinoliver@hotmail.com

RESUMO

A prática em conjunto de violões foi implantada na Universidade Federal de Mato Grosso em 2007 pela Profa. Dra. Teresinha Prada como atividade de extensão. Recentemente, em 2017, o ensino do violão foi incluído pelo programa UFMT com A Corda Toda. O ano de 2020 nos trouxe um desafio, o de ensinar em meio à pandemia da COVID-19, reinventado a forma de ensinar a partir do uso de plataformas online tais como, Google Meet, Whatsapp, Jitsi Meet, Youtube entre outros. Foram adotadas estratégias como o “Desafio cinco minutos (pelo menos) por dia”, no qual os alunos praticam o que estão aprendendo nas aulas semanais virtuais vêm proporcionando uma evolução surpreendente em nossos alunos, desde a leitura da escrita musical na partitura e até a preocupação com a postura correta ao tocar o instrumento agora faz parte também da preocupação dos alunos. Além disso, outras atividades também estão agregando conhecimento em nossos alunos, como a série de compositores (onde a cada semana eles conhecem a história de um violonista importante), as semanas da música brasileira (na qual uma música de compositor brasileiro é desenvolvida em aula), aumentando o conhecimento dos alunos no repertório da música brasileira e seus compositores) e as “Sextas Ímpares Virtuais” (recitais online na sala virtual do programa). Nos recitais virtuais temos o contato, mesmo através de plataforma online, com a sala de concerto, e confrontamos a ansiedade e o nervosismo. Considera-se que a ação tem sido positiva no aprendizado do violão em aulas e atividades online durante o distanciamento social, agregando conhecimentos profundos do instrumento e dos compositores, contribuindo na formação social, cultural e musical dos alunos. São muitos os desafios a serem superados nestes tempos difíceis que estamos vivendo em meio à pandemia da COVID-19, mas toda dificuldade vem com a oportunidade de também nos transformar e sermos seres humanos melhores, professores/instrumentistas melhores.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino do violão durante a pandemia. Aulas online. Desafios diários.