Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

A REINVENÇÃO DA METODOLOGIA DO “GRUPÃO” DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19

1Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,2Jhonnisvan da Cruz Campos,3Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,4Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4COORDENADOR AUTOR
violinoliver@hotmail.com

RESUMO

O programa UFMT com a Corda Toda, desenvolvido pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), foi criado em 2016. O programa atende crianças, jovens e adultos com aulas de instrumentos como violino, viola, violoncelo e violão, do nível iniciante ao profissional e é constituído na articulação de ensino, pesquisa e extensão. As aulas de grupões se constituem como aulas coletivas nas quais todos os alunos são reunidos com objetivo de praticar e desenvolver fluência no repertório por eles já estudado. As aulas de grupão no ano de 2020 foram, particularmente, diferenciadas. Por conta da pandemia do COVID-19, os educadores e coordenadores pensaram em formas de manter a aula de grupão divertida e alegre, mesmo sem a interação física com os estudantes. A opção metodológica adotada para que os estudantes se mantivessem animados a continuar fazendo música nesses dias tão difíceis e solitários foi chamada de “Desafio 5 minutos (pelo menos) por dia”. Foram criadas fases para os desafios, cada uma com uma temática específica. As diferentes tarefas a serem realizadas são gravadas e postadas no Youtube e encaminhadas diariamente a todas as classes de instrumento do programa, via grupos de Whatsapp. Durante esse período tivemos o total de 20 fases do Desafio. A partir da avaliação realizada em diálogos com alunos e nas reuniões pedagógicas, constatou-se que o desenvolvimento da metodologia alternativa para as aulas de “grupão” desafia e, ao mesmo tempo, motiva os alunos do programa a continuarem praticando e evoluindo nos seus estudos instrumentais. Os grupões, agora reinventados, continuam com muitos estímulos, provocações e alegrias. Os alunos e os educadores, aos verem os demais motivados e se desenvolvendo, também se sentem movidos a fazerem música. As aprendizagens metodológicas em função da pandemia deixarão importantes lições e contribuições para o período pós-distanciamento físico.

PALAVRAS-CHAVE

Grupão durante a pandemia da COVID-19. Aulas coletivas de violino. Desafios diários.