Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO GÊNERO CHARGE NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM AVANÇADA: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURAS

1SEBASTIANA ALMEIDA SOUZA,2Diogo Rodrigo reis de Bulhões,3Indira,4Lindalva Matos Alves Cabral
1COORDENADOR,2MONITOR,3MONITOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
tianaalmeida@gmail.com

RESUMO

RESUMO: Esta pesquisa pretende apresentar análise do gênero textual charge desenvolvida no atendimento no Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA) pelos estudantes surdos. Salienta-se que o LAA proporciona o atendimento educacional especializado aos estudantes surdos do Curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Mato Grosso, desenvolvendo atividades para o ensino da Língua Portuguesa escrita, como L2, pois estes apresentam dificuldades no campo semântico e, consequentemente, na escrita, impedindo seu desenvolvimento no processo de aprendizagem em algumas disciplinas, especificamente aquelas que envolvem o uso da Língua Portuguesa. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas têm como ênfase o processo de construção do conhecimento pelo estudante surdo, com base nos experimentos de resolução dos conceitos, sempre tendo em vista um caráter interativo e dialógico no encontro do eu e do outro (das palavras deles-estudantes e das minhas contrapalavras-pesquisadora), destacando a metodologia aplicada para a compreensão dos sentidos existentes nessa prática. Esta pesquisa se encontra em andamento, fundamentada no arcabouço dos seguintes teóricos: Bakhtin e o Círculo e nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem na perspectiva sócio-histórica. Para a compreensão de como se dá a aprendizagem do estudante surdo, buscamos embasamento nos teóricos Relvas e Cosenza que fazem um diálogo entre a Neurociências e a Educação. Ressalta-se que, todo o atendimento tem resultado em práticas que têm contribuído significativamente para a melhoria nas produções textuais dos estudantes. Palavras-chave: Aprendizagem. Aprendentes. Leitura e Escrita.

PALAVRAS-CHAVE

Laboratório de Aprendizagem Avançada; Aprendizagem; Leitura e Escrita.