DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DO GÊNERO CHARGE NO LABORATÓRIO DE
APRENDIZAGEM AVANÇADA: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURAS
1SEBASTIANA ALMEIDA SOUZA,2Diogo Rodrigo reis de Bulhões,3Indira,4Lindalva Matos Alves Cabral 1COORDENADOR,2MONITOR,3MONITOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO tianaalmeida@gmail.com
RESUMO
RESUMO: Esta
pesquisa pretende apresentar análise do gênero textual charge desenvolvida no
atendimento no Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA) pelos estudantes
surdos. Salienta-se que o LAA proporciona o atendimento educacional
especializado aos estudantes surdos do Curso de Letras/Libras da Universidade
Federal de Mato Grosso, desenvolvendo atividades para o ensino da Língua
Portuguesa escrita, como L2, pois estes apresentam dificuldades no campo
semântico e, consequentemente, na escrita, impedindo seu desenvolvimento no
processo de aprendizagem em algumas disciplinas, especificamente aquelas que
envolvem o uso da Língua Portuguesa. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas têm como
ênfase o processo de construção do conhecimento pelo estudante surdo, com base
nos experimentos de resolução dos conceitos, sempre tendo em vista um caráter
interativo e dialógico no encontro do eu e do outro (das palavras deles-estudantes
e das minhas contrapalavras-pesquisadora), destacando a metodologia
aplicada para a compreensão dos sentidos existentes nessa prática. Esta
pesquisa se encontra em andamento, fundamentada no arcabouço dos seguintes teóricos:
Bakhtin e o Círculo e nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem na
perspectiva sócio-histórica. Para a compreensão de como se dá a aprendizagem do
estudante surdo, buscamos embasamento nos teóricos Relvas e Cosenza que fazem
um diálogo entre a Neurociências e a Educação. Ressalta-se que, todo o
atendimento tem resultado em práticas que têm contribuído significativamente
para a melhoria nas produções textuais dos estudantes.
Palavras-chave:
Aprendizagem. Aprendentes. Leitura e Escrita.
PALAVRAS-CHAVE
Laboratório de Aprendizagem Avançada; Aprendizagem; Leitura e Escrita.