APRENDER A TOCAR VIOLINO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA E EDUCADORA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UFMT COM A CORDA TODA
1Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,2Greicemara da Guia de Oliveira,3Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR violinoliver@hotmail.com
RESUMO
O programa de extensão UFMT com a Corda Toda teve início em 2016, possibilitando ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão nos projetos que o constituem. Um desses projetos é o Campus com a Corda Toda, que ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Desde 2016, a formação dos alunos se dá a partir de aulas semanais individuais ou coletivas em pequenos grupos e também através de aulas de grupão, nas quais participam vários alunos de diversos níveis, executando, de forma inversa à convencional, as músicas do nível mais adiantado até as iniciantes, de modo que o grupo começa pequeno e, em um determinado momento, todos os alunos tocam juntos. A autora principal iniciou como bolsista no programa em 2019, atuando na área da coordenação pedagógica, e no final desse mesmo ano passou a ser aluna de violino do projeto no campus. Nele, teve oportunidades incríveis, sendo uma das mais importantes a de continuar aprendendo violino mesmo em tempo de pandemia, em meio à quarentena e ao isolamento social, com a reinvenção das aulas. As aulas de "grupão" se tornaram o "Desafio 5 minutos (pelo menos) por dia", com tarefas diárias enviadas nos grupos de turmas no WhatsApp. No desafio, os alunos estudam determinadas músicas com o auxílio de vídeos gravados pelos educadores e, ao fim da prática, mandam uma foto e um vídeo do estudo. As fotos são inseridas na planilha semanal, enquanto os vídeos são avaliados sob a perspectiva formativa. As aulas individuais ou em pequenos grupos continuaram, mas com um novo formato, ocorrendo através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, especialmente as plataformas Jitsi e WhatsApp. Participar dos desafios e das aulas reinventadas é importante, pois, além de possibilitar a aprendizagem de músicas que não tocavam anteriormente, faz com que os alunos não desanimem, permaneçam se desenvolvendo no instrumento e, principalmente, continuem juntos, mesmo através das telas dos aparelhos tecnológicos. Essa é uma experiência única e memorável, que deixará lições para a vida que seguirá após a COVID-19.
PALAVRAS-CHAVE
Aulas de violino virtuais. Aprendizagem musical via TDICs. Pandemia da COVID-19