PROJETO ACERVO
ANATÔMICO VETERINÁRIO: AÇÕES NO ANO DE 2019
1Flávio de Rezende Guimarães,2MELISSA HARUMI SUMIYOSHI,3ISABELLA CRISTINA PEREIRA BRITTO,4THELMA MICHELLA SADDI,5CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE flavio.r.guimaraes@bol.com.br
RESUMO
Introdução. As universidades têm buscado, cada vez mais, diferentes maneiras de
chegar até a população em geral, revelando seus potenciais e expandindo seu
público alvo. Nesse sentido, o Laboratório de Anatomia Comparada da Faculdade
de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio
do Projeto “Acervo Anatômico Veterinário”, vem possibilitando que seu acervo,
composto por esqueletos, ossos, partes corporais, sistemas completos e órgãos
de várias espécies de animais de produção e companhia, possa ser contemplado também
pela comunidade externa em eventos na UFMT, em escolas públicas e privadas da
capital ou por meio de exposições itinerantes em municípios do interior do
estado. O projeto objetiva socializar o conhecimento sobre a anatomia dos
animais domésticos, provocar o interesse pela ciência, proporcionar ambientes
de educação informal e de apoio para atividades didático-pedagógicas, auxiliando
na inclusão social. Procedimentos metodológicos. A preparação
dos esqueletos passa pela retirada da pele, descarne, fragmentação do cadáver,
submissão das partes às técnicas de maceração em água corrente e clareamento
dos ossos para posterior rearticulação dos mesmos. As peças anatômicas
constituídas por partes corporais, sistemas ou órgãos isolados são preparadas
por dissecação, sendo posteriormente fixadas e mantidas em solução de
formaldeído a 10%. O material exposto é selecionado e preparado de acordo com o
objetivo de cada evento. Resultados.
No ano de 2019 o
projeto conseguiu atingir um público de 1.555 pessoas, dentre as quais 966 eram
estudantes do ensino básico e médio, de escolas públicas e privadas e 464 eram da
comunidade em geral, tendo atingindo também participantes de cursos realizados
na UFMT abertos para o público externo e alunos de graduação. Considerando o quantitativo e a
diversidade do público atingido, bem como o interesse deste nas atividades
realizadas pelo projeto, como exposições em escolas, mostra de profissões e cursos,
entende-se que os objetivos para a edição do ano de 2019 foram alcançados.