Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

PROJETO ACERVO ANATÔMICO VETERINÁRIO: AÇÕES NO ANO DE 2019

1Flávio de Rezende Guimarães,2MELISSA HARUMI SUMIYOSHI,3ISABELLA CRISTINA PEREIRA BRITTO,4THELMA MICHELLA SADDI,5CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE
flavio.r.guimaraes@bol.com.br

RESUMO

Introdução. As universidades têm buscado, cada vez mais, diferentes maneiras de chegar até a população em geral, revelando seus potenciais e expandindo seu público alvo. Nesse sentido, o Laboratório de Anatomia Comparada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Projeto “Acervo Anatômico Veterinário”, vem possibilitando que seu acervo, composto por esqueletos, ossos, partes corporais, sistemas completos e órgãos de várias espécies de animais de produção e companhia, possa ser contemplado também pela comunidade externa em eventos na UFMT, em escolas públicas e privadas da capital ou por meio de exposições itinerantes em municípios do interior do estado. O projeto objetiva socializar o conhecimento sobre a anatomia dos animais domésticos, provocar o interesse pela ciência, proporcionar ambientes de educação informal e de apoio para atividades didático-pedagógicas, auxiliando na inclusão social. Procedimentos metodológicos. A preparação dos esqueletos passa pela retirada da pele, descarne, fragmentação do cadáver, submissão das partes às técnicas de maceração em água corrente e clareamento dos ossos para posterior rearticulação dos mesmos. As peças anatômicas constituídas por partes corporais, sistemas ou órgãos isolados são preparadas por dissecação, sendo posteriormente fixadas e mantidas em solução de formaldeído a 10%. O material exposto é selecionado e preparado de acordo com o objetivo de cada evento. Resultados. No ano de 2019 o projeto conseguiu atingir um público de 1.555 pessoas, dentre as quais 966 eram estudantes do ensino básico e médio, de escolas públicas e privadas e 464 eram da comunidade em geral, tendo atingindo também participantes de cursos realizados na UFMT abertos para o público externo e alunos de graduação. Considerando o quantitativo e a diversidade do público atingido, bem como o interesse deste nas atividades realizadas pelo projeto, como exposições em escolas, mostra de profissões e cursos, entende-se que os objetivos para a edição do ano de 2019 foram alcançados.

PALAVRAS-CHAVE

Anatomia. Extensão. Museu.