Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

VÍDEO EDUCATIVO SOBRE A PROMOÇÃO COMERCIAL DE PRODUTOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL ABRANGIDOS PELA NBCAL

1Bruna Teles Soares Beserra,2Caroline Cardoso Ferreira Faria,3Caroline Marques de Moraes Menezes,4Joyce Aparecida da Cruz Ferreira,5Karine Souza Jesus,6Kathyelli Thaynara Pimenta de Araujo,7Letícia Helena Ferreira Montenegro,8Rariza Alves dos Santos,9Jane Kátia Vivas Taveira,10Rodrigo César de Oliveira Carvalho,11Tatiana Bering,12Bruna Teles Soares Beserra
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9COMUNIDADE EXTERNA,10COMUNIDADE EXTERNA,11DOCENTE,12COORDENADOR AUTOR
brunna.tsb@gmail.com

RESUMO

INTRODUÇÃO: A Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), formada por um conjunto de normas composta pela Lei nº 11.265 de 2006 e regulamentada pelo Decreto nº 9.579 de 2018, monitora a promoção comercial de produtos destinados à recém-nascidos e crianças de até 3 anos, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, uma ação prioritária da agenda de saúde pública. O monitoramento anual da NBCAL tem sido um importante instrumento para identificar infrações e os principais obstáculos existentes para o cumprimento da norma. OBJETIVO: Desenvolver um vídeo educativo sobre a promoção comercial de produtos destinados ao público infantil abrangidos pela NBCAL. MÉTODO: Trata-se da criação de um vídeo educativo, vinculado ao projeto de extensão (Protocolo: 200620202132531568) da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso; desenvolvido por discentes do curso de Nutrição no período de maio-agosto de 2020. Para a criação do vídeo foram utilizados os programas: Microsoft Word e PowerPoint, Canva, Gravador de voz, Inshot e Compressor de vídeo. O vídeo é destinado aos responsáveis de estabelecimentos comerciais que vendem produtos infantis abrangidos pela NBCAL. RESULTADOS: O vídeo informa o objetivo da NBCAL; a legislação correspondente; adequação da promoção comercial; as possíveis penalidades que poderão ocorrer em detrimento ao descumprimento da norma e os órgãos fiscalizadores envolvidos. Esse material finaliza com uma mensagem convidando o ouvinte a ser um protetor do aleitamento materno. Como também, o vídeo é um material prático, simples e dinamizado, com linguagem, imagens e áudio que facilitam a compreensão e conscientização quanto a importância do cumprimento da NBCAL. CONCLUSÃO: O vídeo produzido é uma ação de extensão que inicia o processo educativo no âmbito da NBCAL, com objetivo de reduzir as infrações; a fim de proteger, apoiar e promover o aleitamento materno.

PALAVRAS-CHAVE

Aleitamento Materno. Monitoramento. Promoção Comercial.