Água na peneira: a literatura na formação de professores
1Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,2Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,3ALINE PAULA BARLATI,4MARIA ELICE ALVES GIOTA NEGRÃO,5ELIANI SILVEIRA VIANA,6MARIANA PENTEADO E SILVA 1DOCENTE,2COORDENADOR AUTOR,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO rubia.naspolini@gmail.com
RESUMO
O projeto Água na peneira parte de uma ideia simples, mas potente: todos os seres humanos têm direito de desfrutar das alegrias da literatura. Para tanto, durante a pandemia, foi criada uma página no Facebook e um perfil no Instagram, onde são compartilhados textos literários (como contos, crônicas, poesias, pequenas histórias, trechos de romances etc) e publicados textos autorais. Ao proporcionar às pessoas "um minutinho pelo menos" de literatura por dia, objetiva-se contribuir para a formação de estudantes de Pedagogia, tanto no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e contação de histórias, quanto na ampliação do seu conhecimento sobre a literatura e seu repertório de textos literários, ao passo que se possibilita à comunidade o acesso a textos literários, cria-se um espaço de publicação de textos (orais, escritos, gráficos) de membros do grupo e da comunidade interna e externa e produz-se vídeos e outros materiais que podem ser usados por professores e/ou escolas no trabalho diário com a literatura. A metodologia de trabalho engloba: pesquisa teórica em relação à literatura e de produções literárias, nos mais diferentes gêneros; escolha, organização de material e planejamento; gravação de vídeos curtos postados diariamente nas páginas do projeto no Instagram e no Facebook; avaliação formativa das ações; e reelaboração de planejamento, sempre que necessário. O projeto tem contribuído para a formação docente, pessoal e humana das estudantes de Pedagogia envolvidas e da coordenadora, ampliando seus conhecimentos de literatura e suas experiências de contação de histórias, além de ter aliviado tensões e incertezas decorrentes da pandemia. Proporcionou oportunidades de trabalho em equipe e de uso das redes sociais com intencionalidade pedagógica, dialogando com crianças, jovens e adultos, e inspirando até algumas das voluntárias a começarem a escrever poemas. Segundo elas, um dos aprendizados mais valiosos da pandemia foi a "alegria da literatura" e que, a partir de tal contato, não imaginam o retorno à rotina sem manter esses "momentos literários".
PALAVRAS-CHAVE
Democratização do acesso à literatura. Pedagogia e literatura. Água na peneira.