Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

AÇÕES DE MOBILIDADE URBANA - POR UMA CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL

1Marina Leite de Barros Baltar,2CINTHIA SERENOTTI BRIGANTE,3DUANE ANDRE PARIZOTTO,4GABRIELLY PEREIRA FORTES DE OLIVEIRA,5RUBENS MAURO DE AMORIM JUNIOR,6MATHEUS DA SILVA,7ISABELLE BARBOSA EVANGELISTA LUCENA,8 JOÃO PAULO BARBOSA LOPES
1COORDENADOR,2DOCENTE,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
mabaltar@gmil.com

RESUMO

A importância da mobilidade urbana vem aumentando devido ao crescimento desenfreado da população dos centros urbanos e a falta de um planejamento de transporte adequado que piora a vida da população acarretando no aumento do número de veículos particulares e em intervenções construtivas que tem como enfoque principal os carros como a construção de viadutos. Todavia, o planejamento da mobilidade urbana deve prezar pela equidade para todos que vivem na cidade. Sendo assim, o atual projeto propõe ações junto aos usuários do sistema (pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas) para que tal pensamento ganhe força. O objetivo deste projeto de extensão foi suprir a necessidade de conscientização no trânsito a partir de uma ação de conscientização em prol a mobilidade na cidade de Cuiabá. Além disso, o projeto buscou mostrar como os conhecimentos obtidos em sala de aula pode melhorar a vida da população no que tange a mobilidade. Foi realizada uma foto na qual era necessário reunir 60 pessoas a fim de simular qual o espaço ocupado por elas quando estão em um ônibus, em carros e bicicletas, mostrando como os deslocamentos feitos de bicicleta e ônibus são mais sustentáveis no que tange a espaço ocupado no sistema viário. O evento foi realizado no domingo, dia 08 de dezembro, a partir das 08h com a interdição do viaduto Jornalista Clóvis Roberto (Viaduto da UFMT) na Avenida Fernando Correa da Costa com o auxílio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Cuiabá. A operação como um todo teve duração de, aproximadamente, 2h. Não foi obtido o número de pessoas necessário, porém para divulgação das imagens foi feita uma montagem no Photoshop. A imagem teve ampla divulgação através das redes sociais e ela foi capaz de gerar discussão entre os estudantes e a sociedade sobre as mudanças possíveis na forma de se deslocar. Além disso, com ela foi observado como os deslocamentos feitos por bicicleta e por ônibus são mais sustentáveis no que tange ao espaço ocupado e como os deslocamentos feitos por veículos particulares são os que causam mais congestionamento.

PALAVRAS-CHAVE

Mobilidade urbana. Sustentabilidade. Transporte público.