Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

UFMT DE PORTAS ABERTAS

1Brenda da Silva Morais,2Aline Magalhães Assis,3Paula Rubia Balbinot Hunger,4Anderson Castro Soares de Oliveira,5Lia Hanna Martins Morita,6Bartira Gorgulho,7Patrícia Simone Nogueira
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4COORDENADOR,5COORDENADOR,6DOCENTE,7DOCENTE
brendamoorais@gmail.com

RESUMO

No percurso da formação educacional um dos momentos mais significativos para um estudante é o término do ensino médio, pois nesse momento se define dentre as possibilidades que lhe são oferecidas. Ao decidir continuar os estudos na busca de uma formação do ensino superior, percebe-se uma complexidade de caminhos a percorrer. O direcionamento exige o conhecimento das particularidades associadas à categoria administrativa da instituição de ensino, do curso que pretende frequentar, dos processos seletivos decorrentes das opções, às possibilidades de auxílio à permanência, entre outras. O projeto de extensão Ciência, Tecnologia e Sociedade 2020, realizou o evento “UFMT de Portas Abertas” que tinha como público-alvo os estudantes do ensino médio para proporcionar contato com os cursos de graduação da UFMT. Devido a pandemia do Covid-19, o evento ocorreu virtualmente, nos dias 30 e 31/07/2020, abordando o acesso a UFMT e as informações sobre os cursos de graduação, além de outras atividades relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O evento ocorreu por meio de plataforma específica, com a programação variada de palestras e rodas de conversas divididas em salas virtuais, totalizando 38 palestras nos dois dias de evento, com temáticas como, formas de ingresso e permanência nos cursos de graduação, palestras com professores e estudantes dos cursos apresentando os cursos, a vivência na instituição e o trabalho desenvolvido pelo profissional formado. Esse evento teve grande abrangência, contando com cerca de 400 estudantes participando das palestras e rodas de conversa. Por ter sido em uma plataforma digital houve intercorrências para a participação. Os desafios encontrados se basearam em dificuldade de conexão de webcam, áudio, ajustes de configuração do computador. O evento possibilitou aos estudantes da graduação a possibilidade de palestrar e compartilhar as experiências e dificuldades desse processo, contribuindo para a formação profissional, exercitando a fala, dicção e expressão de maneira didática e compreensiva.

PALAVRAS-CHAVE

Acesso à educação superior. Universidade. Estudantes.