USO DAS REDES SOCIAIS PARA
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
1Bianca Oliboni Buffon,2Ana Clara Soares Begnis,3Julia Santos Da Cunha,4Natália Alves Batista,5Naytri Assis Felisberto,6Fernanda Tumelero Rosa de Moura,7Jéssica Almeida Leite,8Janaina da Conceição Chagas,9Patrícia Simone Nogueira,10Ana Paula Aparecida Pereira,11Morgana Egle Alves Neves 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9DOCENTE,10DOCENTE,11DOCENTE olibonibiancabuffon@gmail.com
RESUMO
Devido ao atual contexto
de pandemia, as redes sociais ganharam destaque e se apresentam como uma
alternativa para divulgação de conhecimento científico e consequentemente para
a aproximação da academia com a sociedade, função principal da extensão
universitária. Neste sentido, relatamos as temáticas, as formas de divulgação e
o alcance das publicações realizadas no Facebook e Instagram pelo curso de
nutrição para divulgação de materiais orientativos do projeto de extensão
“Ciência, Tecnologia e Sociedade 2020”. Com a pandemia, as atividades
presenciais desse projeto foram suspensas e as suas redes sociais passaram a
ser utilizadas para divulgação semanal de materiais orientativos. Os materiais
foram produzidos com base em documentos oficiais do Ministério da Saúde,
documentos de entidades de classes e artigos científicos. Além disso foram
divulgados materiais produzidos pela FANUT-UFMT e outras instituições de ensino
superior. Foram realizadas 31 publicações, durante o período de dezessete
semanas (04/05/20 a 28/08/20). A média do alcance das publicações foi de 84,9 e
148,3 pessoas no Facebook e Instagram, respectivamente. Dessas publicações, 23
foram no formato de imagens associadas a um texto explicativo e 8 no formato de
vídeo. Entre as publicações sem vídeo, 16 foram relacionadas aos temas de alimentação
saudável, aproveitamento integral dos alimentos, frutos do Cerrado, Segurança
Alimentar e Nutricional e Vigilância Alimentar e Nutricional e 7 foram receitas
relacionadas aos temas de alimentação saudável, aproveitamento integral dos
alimentos e frutos nativos do Cerrado. Considerando as publicações com vídeo, 5
foram publicações de vídeos autorais de receitas relacionadas ao aproveitamento
integral de alimentos ou frutos nativos do Cerrado, produzidos pelos discentes
e docentes desse projeto de extensão, 3 foram publicações de vídeos do
Ministério da Saúde, da FANUT-UFMT e de uma Comunidade que Sustenta à
Agricultura. As redes sociais representam um campo a ser explorado pela
comunidade acadêmica, possibilitando uma conexão entre a ciência e sociedade.
PALAVRAS-CHAVE
Projeto de Extensão. Redes Sociais. Conhecimento científico.