Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

OFICINAS DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Caroline Moreira,2Brenda da Silva Morais,3Jéssica Almeida Leite,4Rariza Alves dos Santos,5Bárbara da Silva Nalin de Souza,6Bartira Mendes Gorgulho,7Patrícia Simone Nogueira
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6DOCENTE,7DOCENTE
patricianogueira.ppj@gmail.com

RESUMO

Realizar atividades que conscientizem a população da necessidade e das possibilidades de ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) que podem ser desenvolvidas, é imprescindível para a melhoria da qualidade do acesso ao sistema de saúde. Neste sentido, iremos relatar a experiência de atividades de VAN desenvolvidas com estudantes de escolas públicas em Mato Grosso. As oficinas ocorreram na “16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, em 24 e 25 de outubro de 2019, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 3 escolas estaduais. Houve explanação aos estudantes sobre ações de VAN desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como: realização e interpretação de avaliação nutricional, especificamente antropometria; levantamento do consumo alimentar do dia anterior; apresentação da Caderneta de Saúde do Adolescente; informação de como consultar e utilizar os dados antropométricos da população publicados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Por fim, realizou-se coleta das medidas antropométricas, sendo aferidos o peso corporal e a estatura, que foram utilizados para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Durante explanação, houve significativa participação dos estudantes. No entanto, verificou-se dificuldade ao realizar o cálculo do IMC. Portanto, foram também resgatadas as operações matemáticas envolvidas no cálculo, bem como sua inserção nos gráficos de estatura por idade e IMC por idade, na Caderneta de Saúde do Adolescente. Quanto às atividades realizadas pelas UBS, poucos estudantes relataram ter conhecimento dos serviços ofertados, afirmaram possuir acompanhamento de VAN e interpretar os dados. Discutiu-se também a importância desses dados para constituição da política pública. Oficinas de VAN contribuem para a interdisciplinaridade, pois possibilitam aos estudantes compreenderem seu estado nutricional e podem ser realizadas com outros profissionais, como professores de matemática, estudantes das áreas de saúde, bem como integrar com conselhos estaduais e municipais de saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Vigilância Alimentar e Nutricional. Unidade Básica de Saúde. Estudantes.