OFICINAS
DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
1Caroline Moreira,2Brenda da Silva Morais,3Jéssica Almeida Leite,4Rariza Alves dos Santos,5Bárbara da Silva Nalin de Souza,6Bartira Mendes Gorgulho,7Patrícia Simone Nogueira 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6DOCENTE,7DOCENTE patricianogueira.ppj@gmail.com
RESUMO
Realizar atividades que conscientizem
a população da necessidade e das possibilidades de ações de Vigilância
Alimentar e Nutricional (VAN) que podem ser
desenvolvidas, é imprescindível para a melhoria da qualidade do acesso ao
sistema de saúde. Neste sentido, iremos relatar a experiência de atividades
de VAN desenvolvidas com estudantes de escolas públicas em Mato Grosso. As oficinas ocorreram na
“16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, em 24 e 25 de outubro de 2019, com estudantes do 9º ano do
ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 3 escolas estaduais. Houve explanação aos
estudantes sobre ações de VAN desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde
(UBS), como: realização e interpretação de avaliação nutricional, especificamente antropometria; levantamento do consumo alimentar do dia anterior;
apresentação da Caderneta de Saúde do Adolescente;
informação de como consultar e utilizar os
dados antropométricos da população publicados pelo Sistema de Vigilância
Alimentar e Nutricional (SISVAN). Por fim, realizou-se coleta das medidas
antropométricas, sendo aferidos o peso corporal e a estatura, que foram
utilizados para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Durante explanação,
houve significativa participação dos estudantes. No entanto, verificou-se
dificuldade ao realizar o cálculo do IMC. Portanto, foram também resgatadas as
operações matemáticas envolvidas no cálculo, bem como sua inserção nos gráficos
de estatura por idade e IMC por idade, na Caderneta de Saúde do Adolescente.
Quanto às atividades realizadas pelas UBS, poucos estudantes relataram ter
conhecimento dos serviços ofertados, afirmaram possuir acompanhamento de VAN e interpretar
os dados. Discutiu-se também a importância desses dados para constituição da
política pública. Oficinas de VAN contribuem para a interdisciplinaridade, pois
possibilitam aos estudantes compreenderem seu estado nutricional e podem ser
realizadas com outros profissionais, como professores de matemática, estudantes
das áreas de saúde, bem como integrar com conselhos estaduais e municipais de
saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Vigilância Alimentar e Nutricional. Unidade Básica de Saúde. Estudantes.