O
impacto da crise do novo coronavírus na atividade econômica do Centro Histórico
de Cuiabá – MT
1Silas dos Santos Russani,2Alana Correa de Amorim,3Camila Borges Siqueira,4Caio Vinícius Freitas,5Francisco Eduardo Macedo Saraiva,6 Gabriella Regina Santos Torres,7Luciana Pelaes Mascaro,8Carla Cristina Rosa de Almeida 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7COORDENADOR AUTOR,8DOCENTE silas.srussani@gmail.com
RESUMO
Este
trabalho faz parte do Plano de Gestão do Centro Histórico de Cuiabá – MT, financiado
pela Parthneship for Action on Green Economy (PAGE), vinculado à
Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano de Gestão busca fomentar o
desenvolvimento dessa área por meio de estratégias sociais, econômicas e
ambientais. O objetivo é fazer uma análise do impacto da crise provocada pela
pandemia do novo coronavírus, que levou a proibição do atendimento ao público
das atividades consideradas não essenciais do setor de comércio e serviços do Centro
Histórico. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário através de
telefonemas, entre 28 de abril e 15 de maio de 2020, após liberação das
atividades não essenciais, obtendo 98 respostas. Os resultados obtidos referem-se
apenas as empresas que sobreviveram ao período de fechamento obrigatório, pois
não se tem informações das que decretaram falência nesse período. Dentre as empresas
que responderam ao questionário, as atividades econômicas que predominam são
“comércio e aluguel de vestuário, acessórios, calçados e artigos de viagem”
(16%), “comércio varejista de óptica e relógios” (14%) e “comércio de papelaria
ou informática e atividades de edição, impressão, reprodução e diversos” (13%).
Em relação ao impacto em seus comércios/serviços devido a pandemia, 73% disseram
que afetou muito, 24% moderadamente e 1% não foi afetado. Dessas que foram
afetadas pela crise, 98% tiveram queda no seu faturamento. A média da queda no
faturamento foi de 69%. A maior parte delas (65%) não precisou demitir
funcionários, mas muitas fizeram uso da Medida Provisória 936/2020 do Governo
Federal. Cerca de metade das firmas conseguiram atuar a distância e 53% declararam
a necessidade de algum tipo de auxílio para continuarem atuando no mercado,
sendo que a principal demanda é crédito, seguida de adiamento de prazos para
pagamentos de prestações diversas e impostos. Logo observa-se que a crise causada pela pandemia do novo coronavírus prejudicou de forma significativa boa parte dos comércios e serviços do Centro Histórico de Cuiabá.