Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

CinEdu: Cinema, Audiovisual e Educação

1Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini,2JENISSON EDY VIANA BARTNISKI,3Maria Vitória Izoton Batista,4Marcella Rodrigues Vieira,5Thaís Fávaro Jacobina
1DOCENTE,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
fonsecaanagraciela@gmail.com

RESUMO

Este resumo apresenta o projeto de extensão intitulado como “CinEdu” voltado a estudantes dos cursos de Radialismo e Cinema e Audiovisual da UFMT para a realização de atividades complementares a formação acadêmica. Entre os objetivos, está o de promover espaços de reflexão acerca da interface Comunicação e Educação a partir do cinema e o audiovisual. Para isso, estão sendo realizados encontros com os participantes mediados por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a discussão de textos, filmes e vídeos visando a produção de um catálogo com fichas pedagógicas com sugestão de obras audiovisuais para serem utilizadas por professores. A proposta consiste na construção de um catálogo colaborativo que será disponibilizado para professores da Educação Básica. A partir das sugestões, que contemplarão toda a formação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio, será possível abordar diversos temas utilizando o cinema e o audiovisual. A seleção levará em conta, a disponibilidade de obras audiovisuais em acervo aberto e as aprendizagens essenciais, competências e habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC referência para a criação de currículo, materiais didáticos e avaliações para a Educação Básica, prevê que os alunos devem estar aptos a posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como (de teatro, dança, exposição etc.), para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas, como o cinema. Além de participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras, entre estas, as audiovisuais. Neste sentido, temos como objetivo contribuir na formação crítica de público, garantindo habilidades que permitam a compreensão dos modos de produção, circulação e recepção de obras audiovisuais. Considerando as recomendações para o uso de diferentes linguagens e gêneros textuais, midiáticos e digitais na BNCC, a interface entre comunicação e educação e a necessidade de contribuir com a prática de professores, este projeto está sendo realizado.

PALAVRAS-CHAVE

cinema. audiovisual. educação