Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

CINEMA CIRCULANTE

1EPAMINONDAS DE CARVALHO FILHO,2LUÍSA GUIMARÃES GRATÃO ,3DIEGO BARALDI DE LIMA,4THELMA MICHELLA SADDI,5CLOVIS REZENDES MATOS
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5TÉCNICO ADMINISTRATIVO
epaminondascarvalho@hotmail.com

RESUMO

Introdução. O Projeto Cinema Circulante é uma iniciativa que, há mais de uma década, tem atendido diversas comunidades mato-grossenses, realizando de maneira regular a exibição de filmes e vídeos de produção nacional e regional. É referência no estado e também no país, tendo sido contemplada, em 2004/05, pela Associação Mato-grossense dos Municípios com o Selo Qualidade Cultural. Também já foi tema de estudo de pós-graduação e classificada como semifinalista do I Prêmio Cultura Viva 2006. O projeto objetiva promover exibições itinerantes regulares de filmes e vídeos, especialmente os nacionais e regionais, abordando a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, democratizando e descentralizando o acesso ao audiovisual; estimulando o surgimento de novos públicos para o cinema e para outras atividades culturais. Procedimentos metodológicos. Após o contato com colaboradores e definição dos interlocutores da comunidade a ser atendida, bem como o espaço para as exibições, o planejamento e a organização do cronograma de atividades são realizados. Na sequencia, a equipe se desloca e realiza a sessão seguida de bate-papos informais. Sempre que possível são aplicados questionários direcionados para mensurar o impacto da ação. A contabilização do público é realizada com base em estimativa visual a partir do número de pessoas presentes por metro quadrado. Resultados. Desde sua gênese, o projeto já atingiu um público de quase 90 mil pessoas, realizou mais de 800 exibições de filmes e vídeos e percorreu mais de 90 mil Km pelas estradas dos municípios mato-grossenses. O Projeto tem promovido exibições em praças, campos de futebol, escolas ou centros comunitários reunindo um público composto por parcelas importantes da população mato-grossense que não tem acesso a cinemas e menos ainda a uma programação de qualidade. Considera-se que o objetivo foi alcançado ao serem realizadas sessões regulares, estimulando o pensamento crítico, promovendo o surgimento e a organização de grupos comunitários com iniciativa para projetos próprios e elevar a autoestima de jovens e adultos.

PALAVRAS-CHAVE

Audiovisual. Cineclubismo. Cinema itinerante.