CONTRIBUINDO PARA O DEBATE DA CURRICULARIZAÇÃO DA
EXTENSÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE NUTRIÇÃO
1Lorena Barbosa Fonseca,2Jully Any Silva Pacher,3Paula Agrizzi Borges,4Leticia Coelho Costa,5 Rodrigo César de Oliveira Carvalho ,6Lorena Barbosa Fonseca,7Anna Paula de Matos,8Tarsis de Mattos Maia 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COMUNIDADE EXTERNA,6DOCENTE,7DOCENTE,8DOCENTE lorenanutricao@gmail.com
RESUMO
Uma
das estratégias do plano Nacional de Educação 2014-2024 propõe a
curricularização da extensão de modo a “assegurar, no mínimo, 10% do total de
créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de
extensão universitária”. Este trabalho relata uma atividade realizada no curso
de nutrição da UFMT para contribuir com o debate da curricularização da
extensão a partir da integração do estágio curricular obrigatório às ações de
estudantes extensionistas. Propôs-se que uma atividade avaliativa a ser
desenvolvida pela estagiária teria extensionistas como apoio técnico-operacional,
sendo planejada uma oficina sobre o novo Guia Alimentar para crianças menores
de 2 anos, tema de interesse da concedente do estágio e do projeto de extensão.
A oficina foi considerada atividade “nova” ao estágio curricular pois não
constava no plano de atividades previstas para aquele momento
e enquadrava-se na atuação do nutricionista em
saúde coletiva. A oficina foi presencial, e a divulgação e inscrições
feitas on line. A oficina teve duração de 4 horas. Participaram 12 inscritos (29,3% do total).
Com a baixa participação, optou-se por manter a estagiária no papel de
facilitadora e as extensionistas como participantes. A baixa adesão pode ter
sido resultado dos mecanismos de divulgação, e pela oferta ocorrer ao final do semestre
letivo na universidade. Entretanto, esse resultado, potencialmente reversível, contribuiu
para reflexão do planejamento da ação, e possibilitou repensar a divulgação e sua
execução. A oficina permitiu às extensionistas aprender sobre a temática de sua
atuação dentro do projeto de extensão através do formato de “aprendizagem entre
pares” e a se colocarem em diferentes papéis na mesma atividade. A presente atividade funcionou como elo de conexão entre uma atividade curricular
e um projeto de extensão pré-existente, permitindo o alcance dos
objetivos do ensino e da extensão e promovendo o amadurecimento da proposta de curricularizaçao da extensão no curso, podendo ser executada posteriormente
com os devidos ajustes.
PALAVRAS-CHAVE
creditação curricular. extensão universitária. ensino de nutrição