Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO NO SUS, SINOP/ MT

1Mayara Verônica Dahmer,2Naiane Fernandes Nunes,3Kamylla Gonçalves de Paula,4Jéssica da Silva Negherbon,5Taymara Nunes Baseggio,6Rafaela Grassi Zampieron
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR
codexufmtsinop@gmail.com

RESUMO

Serviço de atendimento farmacêutico é a atividade ou conjunto de ações de trabalho do farmacêutico, realizados em um ambiente próprio tanto em ambiente público quanto privado e entre estas ações destaca-se o cuidado farmacêutico, o qual é realizado com um atendimento ao paciente, garantindo a privacidade do mesmo, para orientações quanto a farmacoterapia e de educação em saúde (auxiliando na prevenção de doenças e agravos na saúde). Este projeto foi realizado em uma farmácia pública de Sinop, sendo destinado ao atendimento do público em geral, em especial pacientes do SUS, para acompanhamento de comorbidades como hipertensão e diabetes. O objetivo do trabalho foi realizar seguimento farmacoterapêutico. Os atendimentos foram realizados em um ambiente com privacidade e foram realizadas atividades como anamnese, orientação e intervenção farmacêutica, conforme formulário próprio. As orientações foram sobre o uso correto do medicamento (principalmente insulina, hipoglicemiantes orais e anti- hipertensivos) e estímulo para adesão ao tratamento. As intervenções ocorreram após anamnese, análise de prescrições (para identificar problemas relacionados a medicamentos) e analisar parâmetros como aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar. Como intervenção foram realizadas orientações e recomendações quanto ao autocuidado e uso dos medicamentos e também quanto ao modo correto de realizar aferição da pressão e utilização do glicosímetro (aparelho cedido aos usuários insulinodependentes/ SUS). Este foi um estudo intervencionista, no qual a população alvo foi atendida mais de uma vez para verificação do aceite ou não das recomendações prestadas e análise dos parâmetros. O processo de triagem dos pacientes ao projeto ocorreu por meio de campanhas e através de ligações para os pacientes portadores de diabetes cadastrados nesta farmácia. Em um ano (2019) foram realizados 998 atendimentos a pacientes diabéticos e hipertensos (entre fevereiro e dezembro). Os pacientes (usuários) em acompanhamento, na maioria dos casos, obtiveram melhor adesão ao tratamento e maior controle dos níveis glicêmicos e pressóricos. Esta afirmação pode ser comprovada por meio dos resultados anotados nos formulários. Este trabalho ocorre desde 2014, no mesmo local, como projeto de extensão com acadêmicos participantes voluntários, e eventualmente com bolsas subsidiadas pela PROCEV/UFMT.

PALAVRAS-CHAVE

Serviço farmacêutico. Uso correto do medicamento. Adesão ao tratamento