Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

CIÊNCIA DA VIDA COMUM: AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PELOHÁBITO DE LEITURA

1Bruna Akemy Hashimoto da Silva,2Márcia Kimie Fujii ,3Thiago Martins Pais
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR
codexufmtsinop@gmail.com

RESUMO

O conhecimento cientifico é o corpo organizado de leis, hipóteses, conceitos e teorias que investigam racionalmente o mundo natural. A ciência é humilde em reconhecer suas limitações mostrando como o mundo é e não como desejaríamos que fosse. Atualmente com o enorme compartilhamento de informações, principalmente por meios digitais,torna-se fundamental que saibamos discernir ciência da pseudociência. A leitura de livros de caráter cientifico pode ser uma ferramenta importante para combatermos oanalfabetismo cientifico, desenvolvendo um cidadão livre e conhecedor dos fatos efenômenos que afetam sua vida individual e em sociedade. O presente projeto teve o objetivo de incentivar o interesse pela ciência, estimulando o hábito saudável e necessário da leitura de livros e o debate de ideias. As metodologias empregadas foram o empréstimo gratuito de livros, uma plataforma online de compartilhamento de informações cientificas, reuniões presenciais para debate de ideias contextualizadas nos diferenteslivros e aplicação de questionários para verificar os hábitos de leitura dos participantes.Segundo um questionário aplicado a 68 pessoas, entre acadêmicos e não acadêmicos,94,1% consideraram a leitura de livros “muito importante”, enquanto apenas 5,89%consideraram “um pouco importante”. Indagados se gostariam de receber um livro dedivulgação cientifica para leitura, 88,2% responderam que “sim” e 11,8% “não”. Asreuniões presenciais na UFMT promoveram debates de boa qualidade entre os 51participantestotais. Realizamos 42 empréstimos de livros para discentes da UFMT, 6 paratécnicos-administrativos e 57 empréstimos para pessoas externas à UFMT. Entre aspessoas que de fato adquiriram um livro para leitura e responderam ao questionário arespeito do livro emprestado, tivemos 67.2% das pessoas com leitura completa do livro,13.5% de pessoas com menos de um quarto do livro lido, 15.4% de pessoas com leituraentre 25.1% e 50% do livro, e 3.9% de pessoas com leitura entre 50.1% e 99.9% daspáginas totais do livro. Além disso, 77.4% dos leitores consideraram o livro lido muitointeressante, enquanto 22.6% das pessoas classificaram como “regular”. Por fim, 100%dos leitores recomendariam o livro para uma outra pessoa. O conhecimento adquirido e aautonomia de aprendizado, proporcionado com a leitura sistemática de livros, podetransformar nossa sociedade, desenvolvendo cidadãos mais autoconscientes dos fenômenos que afetam nosso cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE

Divulgação científica. Livros. Conhecimento