Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

CENTRO DE APOIO E INFORMAÇÕES: CALL CENTER COVID-19

1Ester Farias de Oliveira1,2Mariana Coelho Gomes,3Rafaela Petrina Silva Bittencourt,4Rafael Chitolina,5Darley Maria Oliveira
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COORDENADOR AUTOR
codexufmtsinop@gmail.com

RESUMO

O Centro de apoio e informações COVID-19 surgiu danecessidade de uma fonte de informação segura e acessível para a população, quedevido ao novo coronavírus se encontrava em uma situação inédita, não só para omunicípio, mas para todo o mundo, situação essa que gerou medo e dúvida acerca doscuidados e perigos gerados pela pandemia. Construir uma central dechamadas telefônicas; levar informações atualizadas, oficiais e científicas para apopulação e profissionais de saúde; realizar teleorientação de pacientes em isolamentodomiciliar; auxiliar o fluxo de atendimento das unidades de saúde; tornar-se um canalpara a telemedicina. Trata-se de uma central de atendimentomontada em salas individuais dentro da UFMT, com horário de funcionamento 7:00 às17:00 horas, de segunda a domingo, para atender por chamadas telefônicas a populaçãolocal e regional. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições,o projeto é capaz de realizar teleorientação, telemedicina e telemonitoramento depacientes que procuram atendimento para sanar dúvidas gerais, com sintomas gripaise/ou outros sintomas e nos casos em que há indicação clínica o paciente é encaminhadode forma coordenada para atendimento presencial em uma unidade de saúde.De 22 março a 30 de julho de 2020 foram realizados 325atendimentos, abrangendo um total de 427 pessoas assistidas, dentre eles, 87% dasligações foram de munícipes de Sinop-MT, 37,5% dos atendimentos eram paraesclarecimento de dúvidas, 23% eram pacientes que apresentavam sintomas gripais e seencaixavam como suspeitos de COVID-19 e 5% possuíam diagnóstico de COVID-19.Esse serviço tem contribuído para evitar o aumento daprocura pelas unidades de saúde e, consequentemente diminuindo a demanda deste e aexposição desnecessária dos profissionais de saúde e pacientes ao risco decontaminação pelo vírus, além de fornecer um campo de ensino teórico-prático para oscursos de enfermagem e medicina.

PALAVRAS-CHAVE

Call Center, COVID-19, Telemedicina.