Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

MÚSICA E CIDADANIA 

1DEUSMAURA VIEIRA LEÃO,2Carolina Merida,3Fábio Elias Freitas,4Lidiane Bernardes Faria Vilela,5Rodrigo Francisco Borges Lourenço,6Vanessa Renata Molinero de Paula
1DOCENTE,2DOCENTE,3DOCENTE,4DOCENTE,5DOCENTE,6COORDENADOR
proext@unirv.edu.br

RESUMO

O Programa de Extensão Universitária: Música e Cidadania tem como proposta proporcionar ações educacionais, recreativas, culturais, sociais a crianças da comunidade local que estejam matriculadas na rede escolar e que se encontram em situação de risco, em vulnerabilidade social. Nesse sentido, essa proposta de extensão visa potencializar as ações na comunidade e nas práticas cotidianas no combate à exclusão social dessas crianças. O que se propõe é o desenvolvimento de atividades no âmbito interdisciplinar, envolvendo docentes e acadêmicos de diferentes faculdades da UniRv, profissionais de choro do “Grupo Rabo de Gato”, músicos da cidade de Rio Verde, gestores e professores das Unidades Educacionais da rede municipal de ensino, sempre buscando a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com ações que possibilitarão a ampliação e difusão de novos conhecimentos. Os estudos apontam que o aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar das crianças, proporcionando melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas de aprendizagem, violência, indisciplina, baixa autoestima, agressão dentre outros, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. O Programa terá como princípio norteador de suas atividades a música, nas diferentes áreas do conhecimento, pois, além de ser um excelente instrumento didático-pedagógico, contribui para a melhoria do processo ensino aprendizagem escolar. Para realização da proposta as crianças participarão de aulas presenciais e à distância na UniRV. Para alcançar os objetivos desta proposta foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área, como por exemplo, Yunes e Szymanski (2001), Oliveira (1995) entre outros, e, também, em documentos educacionais.

PALAVRAS-CHAVE

Vulnerabilidade social. Situação de risco. Música