Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

PERCEPÇÃO SOBRE A INTERAÇÃO PARENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM ESPAÇO QUALIFICADO DO BRINCAR

1Fernanda de Souza Freitas,2Gabriel Siqueira Cunha,3 Amanda Fernandes Morais,4Déborah Évelin de Alcântara Pereira,5Francisco Magela de Oliveira Franco Filho,6Augusto César Fonseca Neto
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR
fernanda.freitas2305@gmail.com

RESUMO

A primeira infância é um período muito vulnerável e é essencial que o aluno de graduação na área de saúde tenha familiaridade com as suas manifestações características e com as situações que podem impactar em sua saúde. O presente projeto teve como finalidade criar espaço de observação e intervenção das interações de crianças menores que 6 anos com os brinquedos, pares e adultos, principalmente de relações parentais presentes no Projeto Brincar, que ocorre nas dependências da Associação Laços de Bem, na cidade de Catalão/Goiás. O local em que ocorre as observações e intervenções, consiste de um conjunto de espaços qualificados para o jogo, o brinquedo e a brincadeira, em que as crianças acessam por livre demanda as atividades que deseja realizar durante o tempo de duração dos encontros. A metodologia consistiu na observação da realidade, seguida de discussões para apreensão da realidade e construção de intervenções segundo a metodologia do arco de Maguerez. A partir dos relatórios produzidos pelos discentes no início e final do projeto, foram coletados os dados relativos à percepção dos mesmos, para em seguida proceder análise de conteúdo de discurso. A análise dos dados aponta que o objetivo central do projeto foi atingido, os discentes mudaram sua postura mediante as possibilidades de interação com as crianças, adotando uma postura mais envolvida e sensível à problemática da primeira infância, brincadeira e relação com os cuidadores imediatos, evidenciando a necessária aproximação com os cuidadores em favor da construção de relações que beneficiem a saúde das crianças em seus aspectos gerais. Conclui-se que o projeto de extensão é um espaço potente para apresentar aos discentes as questões da infância e suas interações com os pares, com os cuidadores e com a brincadeira, ao mesmo tempo que qualifica essa relação parental para os valores da interação e a brincadeira para a criança.

PALAVRAS-CHAVE

Infância. Brincar. Saúde.