SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
PERCEPÇÃO SOBRE A INTERAÇÃO PARENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM ESPAÇO QUALIFICADO DO BRINCAR
1Fernanda de Souza Freitas,2Gabriel Siqueira Cunha,3 Amanda Fernandes Morais,4Déborah Évelin de Alcântara Pereira,5Francisco Magela de Oliveira Franco Filho,6Augusto César Fonseca Neto 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6COORDENADOR AUTOR fernanda.freitas2305@gmail.com
RESUMO
A primeira infância é um período muito
vulnerável e é essencial que o aluno de graduação na área de saúde tenha
familiaridade com as suas manifestações características e com as situações que
podem impactar em sua saúde. O presente projeto teve como finalidade criar
espaço de observação e intervenção das interações de crianças menores que 6
anos com os brinquedos, pares e adultos, principalmente de relações parentais
presentes no Projeto Brincar, que ocorre nas dependências da Associação Laços
de Bem, na cidade de Catalão/Goiás. O local em que ocorre as observações e
intervenções, consiste de um conjunto de espaços qualificados para o jogo, o
brinquedo e a brincadeira, em que as crianças acessam por livre demanda as
atividades que deseja realizar durante o tempo de duração dos encontros. A
metodologia consistiu na observação da realidade, seguida de discussões para
apreensão da realidade e construção de intervenções segundo a metodologia do
arco de Maguerez. A partir dos relatórios produzidos pelos discentes no início
e final do projeto, foram coletados os dados relativos à percepção dos mesmos,
para em seguida proceder análise de conteúdo de discurso. A análise dos dados
aponta que o objetivo central do projeto foi atingido, os discentes mudaram sua
postura mediante as possibilidades de interação com as crianças, adotando uma
postura mais envolvida e sensível à problemática da primeira infância,
brincadeira e relação com os cuidadores imediatos, evidenciando a necessária
aproximação com os cuidadores em favor da construção de relações que beneficiem
a saúde das crianças em seus aspectos gerais. Conclui-se que o projeto de
extensão é um espaço potente para apresentar aos discentes as questões da
infância e suas interações com os pares, com os cuidadores e com a brincadeira,
ao mesmo tempo que qualifica essa relação parental para os valores da interação
e a brincadeira para a criança.