Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

ATENDIMENTO À QUEIXA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

1Débora Cristina de Araújo,2Herick Dias de Almeida,3Yohanna Rosa Braga e Silva,4Mariane Caldeira Alves Mendes,5Janaina Cassiano Silva
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COORDENADOR AUTOR
araujodebora.psicologia@gmail.com

RESUMO

O Projeto de extensão A Orientação à Queixa Escolar na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural tem como referencial a Teoria Histórico-Cultural. Este articula uma tríade: criança/ família/ escola com o objetivo de problematizar a queixa escolar no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia – CEAPSI da UFG/RC, tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria Histórico-Cultural. A metodologia utilizada foi o materialismo histórico dialético à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico crítica. São realizados grupos com crianças com queixa escolar, seus pais e/ou responsáveis e visitas nas escolas destas crianças. Os grupos permitiram um maior contato dos pais com a realidade escolar de seus filhos, a interiorização do sentido da escola e suas atividades por parte das crianças e a confecção de materiais, sínteses e o aperfeiçoamento dos discentes. Com a suspensão das atividades devido à pandemia da COVID-19, iniciada em março de 2020, os grupos foram interrompidos e realizamos estudos teóricos, sistematização das atividades que desenvolvemos desde 2017, além da construção de um portfólio que permitiu sintetizar todo o trabalho realizado pelo projeto, bem como os resultados e benefícios adquiridos pelos discentes participantes e pela comunidade atendida. Portanto, avaliamos que obtivemos resultados positivos em todas as atividades desenvolvidas, inclusive durante o período da Pandemia, momento em que a equipe executora da ação se voltou para atividades remotas, estudos teóricos e sistematização das ações realizadas.

PALAVRAS-CHAVE

Queixa escolar. Psicologia Histórico-Cultural. Escola.