SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
APROXIMANDO UNIVERSIDADE/ESCOLA E
TEORIA/PRÁTICA: OFICINAS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NOS CAMPOS DE ESTÁGIO
1MIlena Mamedio Soares de Castro,2Éder da Silva Novak 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2COORDENADOR milenamamedio98@gmail.com
RESUMO
O Projeto de Extensão
“Aproximando universidade/escola e teoria/prática: oficinas de história e
cultura indígena nos campos de estágio” desenvolve um espaço de promoção e
articulação entre os conteúdos teórico-metodológicos ensinados/aprendidos
durante o Curso de História da UFGD e a realidade de ensino da educação
escolar, reduzindo as distâncias que separam a teoria da prática, contribuindo
para a formação dos futuros professores e historiadores. Também integra
pesquisa/ensino/extensão, aproximando o conhecimento acadêmico e escolar,
estreitando as relações entre universidade e escola, abrindo a possibilidade da
construção de um conhecimento histórico em conjunto, neste caso específico,
sobre a temática História e Cultura Indígena. Além disso, auxilia na
desconstrução de preconceitos e estereótipos existentes em relação aos
indígenas do Brasil, trazendo a historicidade desses povos e a sua diversidade
cultural, colaborando no atendimento ao disposto pela Lei 11.645/2008. A
metodologia consiste na participação de acadêmicos de História, que realizaram
sondagens junto aos alunos do primeiro ano do ensino médio em escolas do
município de Dourados – MS, planejaram e executaram as oficinas e aplicaram um questionário
aos alunos após as atividades. O projeto é muito significativo, uma vez que
muitas famílias indígenas se encontram presentes nos espaços urbanos de
Dourados, buscando diferentes formas de sobrevivência, sofrendo com a falta de
alimentos e de recursos, em virtude das reduções dos territórios, desgastes do
solo e aumento demográfico. Essa presença indígena tem provocado reações
diversas do poder público e da sociedade local, que devido à falta de
conhecimento das historicidades dos indígenas, acabam adotando medidas e
discursos nada condizentes com a realidade desses povos, quando não incitando
atos de violência, preconceito e desprezo. Soma-se a isto as constantes ameaças
e mortes de indígenas na região, geralmente motivadas por questões
territoriais. Portanto, neste contexto marcado por intolerância e violência e
pela descaracterização das lutas e conquistas dos povos indígenas no Brasil, o
projeto contribui para gerar nos alunos um novo olhar sobre a historicidade e a
diversidade cultural dos indígenas, essencial para a compreensão das suas lutas
em defesa dos seus territórios e demais reivindicações e para o respeito à
alteridade e o convívio democrático.
PALAVRAS-CHAVE
História e cultura indígena. Ensino de história. Universidade e escola