SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
ESTADO
NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES INDÍGENAS
1Mirela Gonzalez da Silva,2Júlia Ribeiro de Paula Lica,3Isabela Barboza Castro,4Mariana de Deus Correia ,5Vanessa Costa Cervieri 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO mirela_g_s@hotmail.com
RESUMO
Com o passar do tempo a população indígena mudou
muito, e uma dessas mudanças foi em relação à alimentação. As comunidades mais
próximas à cidade possuem cada vez mais acesso aos alimentos industrializados,
em especial as crianças, favorecendo o aumento dos casos de obesidade e doenças
crônicas não transmissíveis. Já nas comunidades mais afastadas, ainda é
verificada a carência de alimentos, contribuindo para o aumento de déficits,
sendo possível observar a presença de desnutrição. O objetivo do estudo é identificar o estado nutricional e
promover a educação alimentar e nutricional de escolares indígenas. O projeto
foi realizado em uma escola de ensino fundamental e médio, localizada na
Reserva Indígena do município de Dourados MS, na aldeia Jaguapirú. Foram
realizadas duas avaliações nutricionais e cinco oficinas com materiais
expositivos e dinâmicos, com cinco turmas de terceiro e quarto anos. Nos dias
de avaliação nutricional havia 79 alunos presentes, na primeira avaliação.
Quanto à Estatura para Idade inicialmente 5% estavam em baixa estatura e 95%
com estrutura adequada. Na última avaliação 6% apresentaram baixa estatura e
94% estatura adequada para idade. Em relação ao IMC por idade, inicialmente 78%
classificados como eutróficos, 16% com sobrepeso e 6% com obesidade. Ao fim do
projeto 14% apresentaram sobrepeso, 79% eutrofia e 7% obesidade. As oficinas de
educação nutricional foram bem aceitas pelas crianças e todas realizaram de
forma correta as atividades de fixação dos conteúdos. Desse modo, além de promover
a educação alimentar e nutricional para as crianças, o projeto é enriquecedor
para os acadêmicos, pois possibilita a troca de conhecimento com a população
indígena.
PALAVRAS-CHAVE
Educação nutricional. Avaliação. População indígena