Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

ESTADO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES INDÍGENAS

1Mirela Gonzalez da Silva,2Júlia Ribeiro de Paula Lica,3Isabela Barboza Castro,4Mariana de Deus Correia ,5Vanessa Costa Cervieri
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
mirela_g_s@hotmail.com

RESUMO

Com o passar do tempo a população indígena mudou muito, e uma dessas mudanças foi em relação à alimentação. As comunidades mais próximas à cidade possuem cada vez mais acesso aos alimentos industrializados, em especial as crianças, favorecendo o aumento dos casos de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Já nas comunidades mais afastadas, ainda é verificada a carência de alimentos, contribuindo para o aumento de déficits, sendo possível observar a presença de desnutrição. O objetivo do estudo é identificar o estado nutricional e promover a educação alimentar e nutricional de escolares indígenas. O projeto foi realizado em uma escola de ensino fundamental e médio, localizada na Reserva Indígena do município de Dourados MS, na aldeia Jaguapirú. Foram realizadas duas avaliações nutricionais e cinco oficinas com materiais expositivos e dinâmicos, com cinco turmas de terceiro e quarto anos. Nos dias de avaliação nutricional havia 79 alunos presentes, na primeira avaliação. Quanto à Estatura para Idade inicialmente 5% estavam em baixa estatura e 95% com estrutura adequada. Na última avaliação 6% apresentaram baixa estatura e 94% estatura adequada para idade. Em relação ao IMC por idade, inicialmente 78% classificados como eutróficos, 16% com sobrepeso e 6% com obesidade. Ao fim do projeto 14% apresentaram sobrepeso, 79% eutrofia e 7% obesidade. As oficinas de educação nutricional foram bem aceitas pelas crianças e todas realizaram de forma correta as atividades de fixação dos conteúdos. Desse modo, além de promover a educação alimentar e nutricional para as crianças, o projeto é enriquecedor para os acadêmicos, pois possibilita a troca de conhecimento com a população indígena.

PALAVRAS-CHAVE

Educação nutricional. Avaliação. População indígena