Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES REMOTAS

1Natália Barbosa Policeno,2Isadora Souza Vieira,3Luísa Guimarães Moreira,4Maria Carolina Ferreira Tosta,5Janaina Cassiano Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5COORDENADOR AUTOR
nataliabpoliceno@gmail.com

RESUMO

Trata-se de um trabalho fruto do projeto de extensão intitulado “Orientação à Queixa Escolar à luz da Psicologia Histórico-Cultural” que tem como objetivo geral problematizar a demanda da queixa escolar, no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia-CEAPSI da Universidade Federal de Catalão, decorrente dos processos de ensino/aprendizagem vivenciados nas escolas e como objetivo específico elaborar e organizar estratégias que visem a superação da queixa. A metodologia utilizada é fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, são realizados levantamentos no CEAPSI da Universidade Federal de Catalão, sobre o número de crianças em lista de espera que tenham como hipótese diagnóstica a queixa escolar, posteriormente triagens e os atendimentos em grupos com as crianças, os pais, bem como visitas às escolas. Em março de 2020, com a paralisação das atividades em detrimento da Pandemia decorrente da COVID-19, o projeto teve que se reorientar para que as atividades não fossem suspensas. Assim, realizou-se: sistematização das ações que temos desenvolvido; síntese de material teórico para auxiliar a escrita de nossos produtos acadêmicos; construção de material referente ao Covid-19 para as crianças e para as famílias; além da discussão teórica acerca da Educação Remota, uma vez que este terá um forte impacto nas crianças que participam do projeto, já que a maioria das escolas têm adotado atividades remotas. Destaca-se que a queixa escolar se apresenta em diversos contextos, causando sofrimento para as crianças e suas famílias, o que por muitas vezes ocasiona a exclusão e o abandono da vida escolar. Assim, faz-se necessário uma maior atenção para o tema. Dessa forma, o projeto de queixa escolar visa além dos estudos teóricos, promover grupos que possibilitem o enfrentamento da queixa, assim como, promovendo um espaço de acolhimento para as famílias e as crianças. Entretanto, com a Pandemia da COVID-19, estas ações foram suspensas e, espera-se que possam ser retomadas tão logo se tenha condições sanitárias, de saúde e segurança adequadas a todos.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Queixa escolar. Psicologia Histórico-Cultural.