Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

CENTRAL PIQUI E O APOIO EM MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: VIVÊNCIAS ANTES E DURANTE A COVID-19

1Thiago Barbosa Vaz,2Alessandro José Rosa de Oliveira,3Anderson Sousa Pinto,4Meiryellen Nogueira Serafim,5Willian Pessoa de Abreu,6Thiago Porto de Almeida Freitas
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2MONITOR,3MONITOR,4MONITOR,5MONITOR,6COORDENADOR AUTOR
thiagobarbosavaz@discente.ufg.br

RESUMO

O presente trabalho descreve duas ações do projeto de extensão “Central piqui: ações de apoio de divulgação de Matemática para estudantes da educação básica”, desenvolvido pela Universidade Federal de Catalão no período de abril/2019 até julho/2020, a saber: “Discutindo a Matemática no ENEM” e “Estudos Dirigidos”. A primeira ação, executada em outubro/2019, oportunizou aos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, das escolas de Catalão/GO, participarem de um espaço de discussão de problemas de matemática de provas de edições do referido exame. Para isso, a comissão organizadora pautou a organização de dois encontros presenciais na metodologia de resolução de problemas conforme teoria clássica de George Polya. A segunda ação, estudos dirigidos em matemática para estudantes da educação básica, estava prevista para acontecer de forma presencial no primeiro semestre de 2020, entretanto ocorreu de forma remota devido o contexto de pandemia de COVID-19. Em ambas ações procedeu da seguinte forma: divulgação da ação, ocorrendo com mais frequência nas escolas de Catalão e no perfil oficial de rede social do projeto de extensão; preparação da equipe executora; inscrições dos participantes via formulários digitais; a realização da ação e o feedback dos participantes. Na ocasião, apresentamos reflexões e alguns dos indicadores obtidos por meio das ações desenvolvidas: número de participantes, efetividade da estratégia de divulgação, feedbacks dos participantes e aspectos positivos e negativos destas. Por fim, conclui-se que, embora o projeto Central piqui estivesse na sua primeira edição, ambas ações contribuíram para que estudantes da educação básica aumentassem a dimensão de entendimento de assuntos relacionados à matemática, bem como propiciou aos futuros licenciados em matemática vivências da prática profissional.

PALAVRAS-CHAVE

Estudos dirigidos. Exame Nacional do Ensino Médio. Matemática.