SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
AMUN KIDS:
CRIANÇAS, CIDADANIA, NAÇÕES UNIDAS E A UNIVERSIDADE
1Eduarda Dias Fontes,2João Estevão Benedito da Silva,3Kethreen Mayumi Iwamoto 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO dudadiasfontes@gmail.com
RESUMO
Fundado em 2005, o
AMUN Kids é a vertente social do AMUN (projeto de extensão do
Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília
que realiza simulações de órgãos das Nações Unidas para o
Ensino Superior), e atinge, anualmente, cerca de 250 alunos do Ensino
Fundamental I (2º ao 5° ano) de escolas públicas do Distrito
Federal. O projeto atua promovendo atividades interativas e
culturais, em uma troca de experiências entre os estudantes da
Universidade de Brasília e as crianças participantes. Tais
atividades se realizam por meio cinco ou seis encontros ao longo do
semestre, sempre às sextas-feiras, na escola selecionada, onde
universitários voluntários, escolhidos a partir de um processo
seletivo, interagem com as crianças.
Inspirado pelos
valores propagados pela Organização das Nações Unidas, o
principal objetivo do AMUN Kids é proporcionar aos alunos uma
experiência crítica acerca dos problemas que assolam o ambiente em
que vivem e a realidade do mundo, transferindo sonhos de
transformação global para a comunidade local. Os temas abordados
incluem desde questões como sustentabilidade e diversidade até a
cartilha de Direitos Humanos. Para além dos problemas, o projeto
assume a tarefa de mostrar às crianças o potencial que elas, por
sua simplicidade e pureza, têm de serem agentes transformadores do
mundo.
A adoção da Agenda
2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo
Brasil trazem consigo a responsabilidade da sociedade civil a fim de
alcançarmos um mundo melhor até o ano de 2030. Essa ideia está
atrelada à importância sumária da educação como um dos pilares
de sustentação para que o desenvolvimento sustentável seja de fato
atingido, de acordo com a resolução da Organização das Nações
Unidas de 2015.
Cabe destacar,
ademais, a relevância do documento da Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que permeia
uma das metodologias utilizadas pelo AMUN Kids. No documento
“Educação - um tesouro a descobrir” divide-se o conhecimento em
quatro categorias base: aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a conviver e aprender a ser. São esses pilares que guiam a
construção das aulas, que além de tocarem nas mazelas, buscam
soluções para esses problemas de forma realista e prática.
PALAVRAS-CHAVE
Educação. Infância. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.