Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

AMUN KIDS: CRIANÇAS, CIDADANIA, NAÇÕES UNIDAS E A UNIVERSIDADE

1Eduarda Dias Fontes,2João Estevão Benedito da Silva,3Kethreen Mayumi Iwamoto
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
dudadiasfontes@gmail.com

RESUMO

Fundado em 2005, o AMUN Kids é a vertente social do AMUN (projeto de extensão do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília que realiza simulações de órgãos das Nações Unidas para o Ensino Superior), e atinge, anualmente, cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental I (2º ao 5° ano) de escolas públicas do Distrito Federal. O projeto atua promovendo atividades interativas e culturais, em uma troca de experiências entre os estudantes da Universidade de Brasília e as crianças participantes. Tais atividades se realizam por meio cinco ou seis encontros ao longo do semestre, sempre às sextas-feiras, na escola selecionada, onde universitários voluntários, escolhidos a partir de um processo seletivo, interagem com as crianças. Inspirado pelos valores propagados pela Organização das Nações Unidas, o principal objetivo do AMUN Kids é proporcionar aos alunos uma experiência crítica acerca dos problemas que assolam o ambiente em que vivem e a realidade do mundo, transferindo sonhos de transformação global para a comunidade local. Os temas abordados incluem desde questões como sustentabilidade e diversidade até a cartilha de Direitos Humanos. Para além dos problemas, o projeto assume a tarefa de mostrar às crianças o potencial que elas, por sua simplicidade e pureza, têm de serem agentes transformadores do mundo. A adoção da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo Brasil trazem consigo a responsabilidade da sociedade civil a fim de alcançarmos um mundo melhor até o ano de 2030. Essa ideia está atrelada à importância sumária da educação como um dos pilares de sustentação para que o desenvolvimento sustentável seja de fato atingido, de acordo com a resolução da Organização das Nações Unidas de 2015. Cabe destacar, ademais, a relevância do documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que permeia uma das metodologias utilizadas pelo AMUN Kids. No documento “Educação - um tesouro a descobrir” divide-se o conhecimento em quatro categorias base: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. São esses pilares que guiam a construção das aulas, que além de tocarem nas mazelas, buscam soluções para esses problemas de forma realista e prática.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Infância. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.