Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DA OBESIDADE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – PIPOCA

1Lisandra Naves Felipe Machado,2Marina Tissot de Oliveira,3Gabriella Fernandes Soares,4Gleicy Kelly Fernandes Nunes,5Maria Claret Costa Monteiro Hadler,6Renata Félix Honório
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOUTORANDO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4DOUTORANDO,5COORDENADOR AUTOR,6OUTROS
lisandranaves@gmail.com

RESUMO

Introdução: A obesidade representa um grande risco para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), de 2019, mostraram que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso e 9,38% com obesidade. Objetivos: Descrever as atividades realizadas pelo Projeto de Extensão, da Faculdade de Nutrição em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Programa de Intervenção e Prevenção da Obesidade para Crianças e Adolescentes (PIPOCA) e os resultados alcançados com as intervenções realizadas no ano de 2019. Metodologia: Acompanhamento da implementação de atividades de educação alimentar e nutricional através do PIPOCA com crianças e adolescentes entre 3 a 19 anos de idade. Foram realizadas atividades educativas em grupo e acompanhamento ambulatorial individual com o objetivo de promover a reeducação alimentar e a adoção de hábitos de vida saudáveis na fase escolar, adolescência e no ambiente familiar. Resultados: Foram realizadas 19 reuniões durante o ano de 2019, com 337 crianças e adolescentes. Os temas das reuniões realizadas por estagiários de nutrição orientados pela nutricionista do CAIS e professora orientadora, alunos de pós-graduação e convidados sempre visavam a aplicação da educação alimentar e nutricional de forma lúdica e efetiva. Considerações finais: As metas traçadas no início do ano foram alcançadas. Esse projeto de extensão que ocorre há 12 anos visa superar os desafios de construir novos métodos educativos e criar espaços institucionais que garantam o desenvolvimento de ações de educação nutricional, abrangendo planejamento, implementação e avaliação dessas ações. Permitiu também maior integração de alunos da graduação com a pós-graduação. Entretanto ainda é preciso, maior investimento em pesquisas e no aprimoramento dos profissionais que atuam na saúde e na educação.

PALAVRAS-CHAVE

Obesidade pediátrica. Comportamento alimentar. Educação alimentar e nutricional.