SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DA OBESIDADE PARA
CRIANÇAS E ADOLESCENTES – PIPOCA
1Lisandra Naves Felipe Machado,2Marina Tissot de Oliveira,3Gabriella Fernandes Soares,4Gleicy Kelly Fernandes Nunes,5Maria Claret Costa Monteiro Hadler,6Renata Félix Honório 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOUTORANDO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4DOUTORANDO,5COORDENADOR AUTOR,6OUTROS lisandranaves@gmail.com
RESUMO
Introdução: A
obesidade representa um grande risco para o aumento das doenças crônicas não
transmissíveis. No Brasil, dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), de 2019, mostraram que 16,33% das
crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso e 9,38% com
obesidade. Objetivos: Descrever
as atividades
realizadas pelo Projeto de Extensão, da Faculdade de Nutrição em Parceria com a
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Programa de Intervenção e Prevenção da Obesidade
para Crianças e Adolescentes (PIPOCA) e os resultados alcançados com as
intervenções realizadas no ano de 2019. Metodologia: Acompanhamento da implementação de atividades de educação
alimentar e nutricional através
do PIPOCA com crianças e adolescentes entre 3 a 19 anos de idade. Foram
realizadas atividades educativas em grupo e acompanhamento ambulatorial
individual com o objetivo de
promover a reeducação alimentar e a adoção de hábitos de vida saudáveis
na fase escolar, adolescência e no ambiente familiar. Resultados: Foram realizadas 19 reuniões
durante o ano de 2019, com 337 crianças e adolescentes. Os temas das reuniões
realizadas por estagiários de nutrição orientados pela nutricionista do CAIS e
professora orientadora, alunos de pós-graduação e convidados sempre visavam a
aplicação da educação alimentar e nutricional de forma lúdica e efetiva. Considerações finais: As metas
traçadas no início do ano foram alcançadas. Esse projeto de extensão que ocorre
há 12 anos visa superar os desafios de construir novos métodos educativos e
criar espaços institucionais que garantam o desenvolvimento de ações de
educação nutricional, abrangendo planejamento, implementação e avaliação dessas
ações. Permitiu também maior integração de alunos da graduação com a
pós-graduação. Entretanto ainda é preciso, maior investimento em pesquisas e no
aprimoramento dos profissionais que atuam na saúde e na educação.
PALAVRAS-CHAVE
Obesidade pediátrica. Comportamento alimentar. Educação alimentar e nutricional.