Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

1Mayara Rossetti,2Adriana Fátima de Souza Miola,3Bruno Marques dos Santos,4Evandro Vaz dos Santos
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2DOCENTE,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
ma-rossetti@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido durante o ano letivo de 2019 e visou o estabelecimento de uma ação em atendimento de um pedido de coordenadores e professores de duas escolas estaduais, ambas localizadas no município de Dourados/MS. Durante os trabalhos com a disciplina de Matemática, diante da situação na qual diagnosticaram grande quantidade de alunos que não dominavam os conteúdos básicos da Matemática e que essas lacunas refletiram em notas baixas nas avaliações externas que os estudantes dessas instituições participaram. Nesse sentido, propomos um trabalho utilizando a metodologia de Resolução de Problemas segundo Onuchic, para abordar conceitos matemáticos que os estudantes manifestaram menos domínio e que são abordados nas avaliações externas, bem como a resolução de novos problemas. A ação vinculou-se as atividades do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática GPTEM/CNPq. O projeto visou também, a formação inicial e o desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática. Com essa ação foram contemplados vários alunos do Ensino Médio e Fundamental das duas escolas destacadas acima, bem como acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. A elaboração, discussão das atividades e desenvolvimento das atividades por meio da metodologia da Resolução de Problemas, apresentou-se adequada para atingir as necessidades levantadas pelas instituições ao relatarem que muitos de seus alunos conseguiram compreender conceitos da matemática que apresentaram dificuldades de interpretar durante a realização de avaliações externas, as quais essas instituições foram submetidas. Com o trabalho buscamos fortalecer a parceria universidade e escola, propiciando o convívio do licenciando em seus futuros espaços de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE

Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Avaliação Externa