SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA
POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1Mayara Rossetti,2Adriana Fátima de Souza Miola,3Bruno Marques dos Santos,4Evandro Vaz dos Santos 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2DOCENTE,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ma-rossetti@hotmail.com
RESUMO
Este
trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido durante o ano
letivo de 2019 e visou o estabelecimento de uma ação em atendimento de um
pedido de coordenadores e professores de duas escolas estaduais, ambas
localizadas no município de Dourados/MS. Durante os trabalhos com a disciplina
de Matemática, diante da situação na qual diagnosticaram grande quantidade de
alunos que não dominavam os conteúdos básicos da Matemática e que essas lacunas
refletiram em notas baixas nas avaliações externas que os estudantes dessas
instituições participaram. Nesse sentido, propomos um trabalho utilizando a
metodologia de Resolução de Problemas segundo Onuchic, para abordar conceitos
matemáticos que os estudantes manifestaram menos domínio e que são abordados
nas avaliações externas, bem como a resolução de novos problemas. A ação vinculou-se
as atividades do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática
GPTEM/CNPq. O projeto visou também, a formação inicial e o desenvolvimento
profissional de futuros professores de matemática. Com essa ação foram
contemplados vários alunos do Ensino Médio e Fundamental das duas escolas
destacadas acima, bem como acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da
Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. A elaboração, discussão das atividades e desenvolvimento das atividades
por meio da metodologia da Resolução de Problemas, apresentou-se adequada para
atingir as necessidades levantadas pelas instituições ao relatarem que muitos
de seus alunos conseguiram compreender conceitos da matemática que apresentaram
dificuldades de interpretar durante a realização de avaliações externas, as
quais essas instituições foram submetidas. Com o trabalho buscamos
fortalecer a parceria universidade e escola, propiciando o convívio do
licenciando em seus futuros espaços de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE
Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Avaliação Externa