SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
CAPACITAÇÃO
PARA ATUAÇÃO NO CENÁRIO DE ATENDIMENTO CARDIOVASCULAR DA LIGA
ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
1Mariany Maria Pereira Vasques,2Kathleen Xavier de Castro,3Larissa Oliveira Matos,4Sâmya de Santana Neves,5Wesley Victor Santos Freire 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO mary.maria2498@gmail.com
RESUMO
Introdução: A Liga
Acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular da Universidade de Brasília
(LIFICAR – UnB) é uma liga multidisciplinar e atua nos cenários
de atenção cardiovascular. Levando em consideração que a tríade
acadêmica da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – a
LIFICAR procura disponibilizar para seus membros a vivência em todos
os eixos dessa tríade.
Uma
ação de extensão foi desenvolvida com e para os membros da Liga
para a capacitação na atuação no cenário de atendimento
cardiovascular, contou com pesquisa de assuntos de interesse e
apresentação teórica e prática por parte dos alunos. Os temas
abordados foram: Eletrocardiograma (ECG), Frequência Cardíaca e
Pressão Arterial, Antropometria e Relação Cintura-Quadril (RCQ) e
Palpação de Pulso e Ausculta Cardíaca, todas as apresentações
abordaram avaliação e aplicação clínica dos temas. O objetivo da
ação de extensão foi capacitar os novos membros da LIFICAR para
atuação nos cenários promoção e reabilitação da saúde
cardiovascular. Métodos: A ação foi proposta pela coordenadora da
Liga, os membros participantes da ação foram separados
aleatoriamente em duplas e trios formando 4 grupos. Os temas para
cada grupo foram definidos por sorteio e a avaliação dos resultados
da ação foi mediada por meio de um Google Forms. Resultados e
Discussão: Ao todo 10 participantes responderam o questionário,
destes 50% classificou a ação como ótimo, 50% responderam que o
tema que mais agregou foi o de Palpação de Pulso e Ausculta
Cardíaca. Considerações finais: Ambientar os alunos à sua prática
profissional os ajudam a desenvolver habilidades que serão
necessárias tanto no seu processo de formação quanto no ambiente
de trabalho.