Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

CAPACITAÇÃO PARA ATUAÇÃO NO CENÁRIO DE ATENDIMENTO CARDIOVASCULAR DA LIGA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

1Mariany Maria Pereira Vasques,2Kathleen Xavier de Castro,3Larissa Oliveira Matos,4Sâmya de Santana Neves,5Wesley Victor Santos Freire
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
mary.maria2498@gmail.com

RESUMO

Introdução: A Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular da Universidade de Brasília (LIFICAR – UnB) é uma liga multidisciplinar e atua nos cenários de atenção cardiovascular. Levando em consideração que a tríade acadêmica da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – a LIFICAR procura disponibilizar para seus membros a vivência em todos os eixos dessa tríade. Uma ação de extensão foi desenvolvida com e para os membros da Liga para a capacitação na atuação no cenário de atendimento cardiovascular, contou com pesquisa de assuntos de interesse e apresentação teórica e prática por parte dos alunos. Os temas abordados foram: Eletrocardiograma (ECG), Frequência Cardíaca e Pressão Arterial, Antropometria e Relação Cintura-Quadril (RCQ) e Palpação de Pulso e Ausculta Cardíaca, todas as apresentações abordaram avaliação e aplicação clínica dos temas. O objetivo da ação de extensão foi capacitar os novos membros da LIFICAR para atuação nos cenários promoção e reabilitação da saúde cardiovascular. Métodos: A ação foi proposta pela coordenadora da Liga, os membros participantes da ação foram separados aleatoriamente em duplas e trios formando 4 grupos. Os temas para cada grupo foram definidos por sorteio e a avaliação dos resultados da ação foi mediada por meio de um Google Forms. Resultados e Discussão: Ao todo 10 participantes responderam o questionário, destes 50% classificou a ação como ótimo, 50% responderam que o tema que mais agregou foi o de Palpação de Pulso e Ausculta Cardíaca. Considerações finais: Ambientar os alunos à sua prática profissional os ajudam a desenvolver habilidades que serão necessárias tanto no seu processo de formação quanto no ambiente de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE

Capacitação. Liga Acadêmica. Extensão.