SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
ENTRE RUAS E
ESCOLAS - CONSTRUÇÃO CULTURAL, SOCIAL DO SER E DO ESPAÇO
1Sophia Berninger da Costa Almeida,2Elisama da Silva Souza 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO almeida.sophia0103@gmail.com
RESUMO
O Projeto “Entre
Ruas e Escolas” surgiu após um evento sobre artes urbanas que
ocorreu no Centro de Excelência em Turismo na Semana Universitária
de 2019, nesta ocasião alunos do turismo, arquitetura e artes
demonstraram o interesse em trabalhar com a comunidade externa
visando a transformação das concepções preconceituosas sobre
artes marginalizadas, vislumbrando um modo de construção cultural,
social e pessoal, do ser e do espaço. Neste contexto, nasce o
projeto de extensão tendo como objetivo apresentar o grafite, a
poesia de resistência, e o hip hop como desenvolvedor do senso
crítico e identitário local nas escolas públicas do Distrito
Federal. Por serem formas contemporâneas de expressão originárias
de periferias urbanas e que se encontram em rápida popularização,
essas manifestações evidenciam diversas questões sociais e podem
ser usadas para uma melhor análise da realidade do espaço urbano.
Inicialmente, o projeto contaria com duas partes: a primeira
abordaria o assunto de maneira acadêmica, buscando entendê-lo e
demonstrar sua relevância, atuando principalmente no ambiente
universitário; a segunda contaria com oficinas práticas em escolas
públicas do DF. Com a pandemia do COVID-19 e as medidas de
distanciamento social, que acarretaram no fechamento de escolas e
universidades, a metodologia do projeto foi reestruturada. A primeira
ação mudou, então, para a confecção de uma revista, de caráter
informativo, cuja primeira edição tem como foco o graffiti no DF e
entorno e sua relação com a cidade, as universidades e a
legislação, trazendo também entrevistas com dois artistas da
região. Ações futuras contam com outras possíveis edições da
revista, além de oficinas e palestras, na medida em que ocorrer a
reabertura de escolas e universidades. Como a primeira ação do
projeto ainda está em andamento, não é possível medir resultados
ou determinar conclusões finais de maneira concreta. Entretanto, é
possível notar que, apesar das dificuldades encontradas, foi
possível repensar alternativas de confecção de conteúdo que
enriqueceram as discussões propostas originalmente. Tais
contratempos também destacaram a importância de ferramentas de
comunicação ao processo da construção identitária no imaginário
individual.