SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
PROGRAMA
AUDIOLOGIA NA ESCOLA: EDUCAÇÃO CONTINUADA E SAÚDE AUDITIVA
1Júlia Vieira Teles,2Gabriela Duarte Macedo,3Letícia Mendes de Almeida,4Ynaiana Souza Pereira,5Larissa Nunes Macedo 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO juliateles.v@gmail.com
RESUMO
O presente resumo
expandido discorre sobre o Programa Audiologia na escola: Educação
continuada e Saúde Auditiva, da Universidade de Brasília- Campus
Ceilândia.
O projeto conta com três linhas de atuação, sendo elas: formação
de professores, onde os professores recebem informações básicas de
audiologia com foco nas habilidades auditivas importantes para o
processo de aprendizagem; conscientização de adolescentes, na qual
se busca conscientizar e orientar sobre os comportamentos de risco
para a perda auditiva, e estimulação de escolares, promovendo o
desenvolvimento infantil por meio de estimulação das habilidades
auditivas, reforçando a importância da atuação do Fonoaudiólogo
Educacional. Presencialmente, eram feitas visitas semanais nas
escolas pelos extensionistas, realizando as ações propostas pelo
Programa Audiologia na Escola. Tendo em vista às medidas de
isolamento social imputadas pelo vírus COVID-19, houve adaptação
para atividades remotas, utilizando a plataforma Instagram
e
Blog.
Trata-se, portanto de uma análise quantitativa, contemplando a
análise da eficácia da utilização de plataformas digitais como
meio de promoção de ações para estimular as habilidades
envolvidas no Processamento Auditivo e acrescentar na educação em
saúde auditiva, informando professores, escolares e comunidade em
geral.
De
forma a proporcionar a educação como um direito humano essencial
para o desempenho dos outros direitos fundamentais, como o da saúde
e informação. Ao comparar as plataformas, verificou-se um
maior engajamento do público pelo Instagram, tendo em vista que é
um meio que envolve um número maior de usuários de acordo com o
público-alvo do Programa Audiologia na escola. Dessa
forma, torna-se evidente a necessidade da utilização de plataformas
digitais, como forma de estimulação, orientação e conscientização
de indivíduos que estão cada vez mais inseridos nesse meio.