Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

PROGRAMA AUDIOLOGIA NA ESCOLA: EDUCAÇÃO CONTINUADA E SAÚDE AUDITIVA

1Júlia Vieira Teles,2Gabriela Duarte Macedo,3Letícia Mendes de Almeida,4Ynaiana Souza Pereira,5Larissa Nunes Macedo
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
juliateles.v@gmail.com

RESUMO

O presente resumo expandido discorre sobre o Programa Audiologia na escola: Educação continuada e Saúde Auditiva, da Universidade de Brasília- Campus Ceilândia. O projeto conta com três linhas de atuação, sendo elas: formação de professores, onde os professores recebem informações básicas de audiologia com foco nas habilidades auditivas importantes para o processo de aprendizagem; conscientização de adolescentes, na qual se busca conscientizar e orientar sobre os comportamentos de risco para a perda auditiva, e estimulação de escolares, promovendo o desenvolvimento infantil por meio de estimulação das habilidades auditivas, reforçando a importância da atuação do Fonoaudiólogo Educacional. Presencialmente, eram feitas visitas semanais nas escolas pelos extensionistas, realizando as ações propostas pelo Programa Audiologia na Escola. Tendo em vista às medidas de isolamento social imputadas pelo vírus COVID-19, houve adaptação para atividades remotas, utilizando a plataforma Instagram e Blog. Trata-se, portanto de uma análise quantitativa, contemplando a análise da eficácia da utilização de plataformas digitais como meio de promoção de ações para estimular as habilidades envolvidas no Processamento Auditivo e acrescentar na educação em saúde auditiva, informando professores, escolares e comunidade em geral. De forma a proporcionar a educação como um direito humano essencial para o desempenho dos outros direitos fundamentais, como o da saúde e informação. Ao comparar as plataformas, verificou-se um maior engajamento do público pelo Instagram, tendo em vista que é um meio que envolve um número maior de usuários de acordo com o público-alvo do Programa Audiologia na escola. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade da utilização de plataformas digitais, como forma de estimulação, orientação e conscientização de indivíduos que estão cada vez mais inseridos nesse meio.

PALAVRAS-CHAVE

Audiologia. Escola. Conscientização.